No próximo domingo, 8 de dezembro, a Avenida Paulista completa 133 anos e terá programação variada para todos os perfis de frequentadores, dos esportistas aos amantes das artes.
Quando a avenida mais paulistana foi inaugurada, em 1891, São Paulo tinha 65 mil habitantes. Hoje, cerca de 1,5 milhão de pessoas passam, diariamente, por essa via de 2,7 quilômetros de extensão que um dia abrigou palacetes de fazendeiros.
Atual endereço de centenas de empresas, além de residências, bares, restaurantes, lojas, cinemas, teatros, museus, escolas e faculdades, a Avenida Paulista é considerada “maior corredor cultural da cidade”.
Confira programação de aniversário:
Walking Tour “A Paulista é Top”
O dia começa com essa edição especial do tour guiado que leva os participantes por um roteiro histórico e cultural, passando por marcos como a Casa das Rosas, Japan House e Capela do Hospital Santa Catarina. O ponto alto do passeio, literalmente, é a vista do heliponto desativado do shopping Top Center.
Quando: 8 de dezembro (domingo), às 9h45 e 12h45
Quanto: gratuito (inscrições pelo app do shopping Top Center)
Passeios guiados de bicicleta
O passeio explora pontos da Paulista, como o MASP, Sesc Avenida Paulista e Casa das Rosas. No domingo, dia 8, acontece também uma edição especial do Bike Tour Azul, adaptado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
Quando: O Bike Tour será nos dias 8 (9h, 10h30 e 12h) e 15 de dezembro (13h30). Já o Tour Azul, no dia 8 de dezembro, será às 10h30 e 12h, e é exclusivo para pessoas com TEA e sua família.
Quanto: Gratuito, com doação de 2 kg de alimentos não perecíveis para a ONG NABEM (inscrições no site do Bike Tour).
Apresentação da banda da Polícia Militar
A apresentação dessa banda composta por 20 integrantes acontece em frente ao Top Center Shopping, em parceria com a Associação Paulista Viva.
Quando: 8 de dezembro, das 11h às 12h
Onde: Em frente ao Top Center Shopping (Av. Paulista, 854)
4ª edição do Paulista Cultural
Esse conglomerado de espaços culturais (Casa das Rosas, Japan House São Paulo, Sesc Avenida Paulista, Itaú Cultural, Centro Cultural Fiesp, MASP e IMS Paulista) terá diversas atividades especiais e gratuitas, das 10h às 17h.
Durante o evento, os visitantes poderão adquirir gratuitamente o ‘Passaporte Sou Paulista Cultural’, disponível na recepção das sete instituições, a partir de 8 de dezembro. A cada visita aos espaços culturais, os participantes poderão registrar com um carimbo suas experiências culturais de forma interativa.
Japan House São Paulo no Sesc Avenida Paulista
Traz a ‘Vivência da Dança do Dragão de Nagasaki’ (às 14h e 17h), uma apresentação conduzida pelo Grupo Nagasaki Jya Odori, único no Brasil a manter viva essa tradição.
A dança, realizada com um dragão de mais de 100 kg e com 20 metros de extensão, confeccionado artesanalmente no Japão, é inspirada em uma antiga lenda que diz que esse animal mitológico traz prosperidade e fertilidade àqueles que o conhecem. Após a apresentação, haverá um workshop em que o público poderá aprender os movimentos básicos da dança.
Sesc Avenida Paulista na Casa das Rosas
No jardim da Casa das Rosas, o Sesc Avenida Paulista promove a aula aberta ‘Casa das Rosas no Ritmo’ (das 11h às 12h e das 15h às 16h), que combina movimentos aeróbicos com ritmos latinos, como salsa, mambo, merengue e reggaeton.
Itaú Cultural no MASP
O IC propõe aos visitantes do MASP a oficina ‘A Linha de Cada Um’, criada e promovida pelo Grupo Caixa de Imagens. Por quais caminhos as linhas nos levam a percorrer? Que linhas traçamos em e com nossas mãos?
A oficina consiste na criação e confecção de bonecas miniaturas feitas de palitos de fósforos, linhas e papéis de vários tipos e cores. A inspiração para a criação vem dos tradicionais bonecos da Guatemala.
No hall de eventos do Masp, às 11h e às 15h. Serão oferecidas 20 vagas por sessão.
Casa das Rosas no IMS Paulista
O museu leva a ‘Oficina de arte urbana’ com o artista e produtor cultural Kleber Pagu para o térreo do IMS Paulista.
O público poderá criar o próprio estêncil, do molde à aplicação da tinta, inspirado em elementos arquitetônicos da Casa das Rosas e nas demais instituições que marcam a paisagem da Avenida Paulista. A atividade aborda a conexão entre arte urbana e patrimônio cultural.
Acontece das 10h30 às 12h30 e das 14h às 16h.
Centro Cultural Fiesp no Itaú Cultural
Para o público infantil, a contação de histórias ‘Histórias da Gaveta’, da Cia Teatro InComum, será realizada no espaço Bulevar do Rádio ao lado do Itaú Cultural.
‘Guarda Pó’ e ‘Tira Poeira’ convidam as crianças a abrir gavetas cheias de surpresas, com poemas, trava-línguas e adivinhações, mostrando a importância da leitura e da literatura de forma lúdica.
A apresentação dura 60 minutos e acontece às 11h, no Bulevar do Rádio (Rua Leôncio de Carvalho, s/n).
MASP na Japan House São Paulo
O MASP Oficinas apresenta ‘Máscaras-manifesto: ocultar e revelar’ (às 11h e 15h), conduzida por Gustavo Inafuku. Inspirada no romance Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima, a oficina convida os participantes a realizar intervenções gráficas em máscaras de papel, abordando a formação da identidade pessoal e as vivências de grupos minoritários.
Utilizando técnicas de gráfica de guerrilha, como estêncil e colagem, o objetivo é criar e compartilhar mensagens de forte impacto visual, promovendo um espaço de reflexão e expressão criativa.
Durante o evento do dia 8 de dezembro, a entrada no MASP será gratuita e os ingressos poderão ser reservados antecipadamente no site da instituição.
IMS Paulista no Centro Cultural Fiesp
Com a proposta de promover uma interação com a história da cidade, a oficina ‘Paulista de Ponta Cabeça’ é uma experiência imersiva com câmeras escuras, permitindo aos participantes explorar o entorno do Centro Cultural Fiesp e comparar o passado e o presente da Avenida Paulista através de monóculos com fotos históricas.
Às 10h, com distribuição de senhas 30 minutos antes da atividade.
Seja o primeiro a comentar