SP 471: endereços icônicos da cidade de São Paulo

Neste sábado, 25 de janeiro, a maior cidade do Brasil faz 471 anos, marcada por ruas e bairros que por si só já valem como um atrativo turístico não só para visitantes, mas também para moradores locais.

“São Paulo é uma cidade singular, onde cada rua e cada bairro carrega uma história rica e emocionante. Conhecer os detalhes e curiosidades de suas avenidas e bairros é uma forma de nos reconectarmos com as raízes da nossa cidade e valorizarmos o que ela tem de mais especial”, descreve Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em nota enviada ao Viagem em Pauta.

Conheça ruas e bairros icônicos da cidade de São Paulo.

Vila Madalena (foto: Setur-SP/Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “5 passeios turísticos com água, na cidade de São Paulo”


Endereços para visitar na SP 471

Rua Galvão Bueno
Situado na Liberdade, bairro que abriga a maior comunidade japonesa fora da Ásia, a Galvão Bueno se destaca pelos eventos culturais e pelo comércio, como restaurantes e lojas de produtos orientais. Um dos seus destaques são as celebrações do Ano Novo Chinês e do Festival das Cerejeiras.

Rua Barão de Paranapiacaba
Essa rua no centro histórico da cidade é conhecida também como a Rua do Ouro, que no período colonial foi o principal ponto de comércio de ouro em São Paulo. No século XVIII, era uma das vias mais movimentadas e prósperas da cidade.

Rua 25 de Março
O maior centro de comércio popular do Brasil é destino obrigatório para quem procura moda, eletrônicos e acessórios. Durante as festas de fim de ano, a região se transforma em um verdadeiro mar de pessoas.

Rua 25 de março (foto: Setur-SP/Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “O que fazer na Liberdade, bairro turístico em São Paulo”

Rua São Caetano
A Rua das Noivas, no Centro de São Paulo, reúne lojas especializadas em vestidos e acessórios de casamento, por isso, costuma ser o endereço preferido de muitos casais e padrinhos.

Rua Augusta
Símbolo de transformação, o antigo epicentro da boemia já passou por várias mudanças, tornando-se um espaço que acolhe diferentes tribos urbanas. Hoje, a rua oferece uma rica variedade de opções, de restaurantes a casas de shows.

Rua Oscar Freire
Fica no bairro dos Jardins e é sinônimo de sofisticação. A rua, cuja fama se consolidou nos anos 1980 como uma das mais elegantes do Brasil, é conhecida pelas lojas de marcas internacionais e pelo comércio de luxo.

Rua Oscar Freire (foto: Setur-SP/Divulgação)

Beco do Batman
Esse ícone da arte urbana paulistana fica na Vila Madalena e é conhecido por seus grafites e murais criados por artistas do mundo todo. Essa galeria a céu aberto foi criada, espontaneamente, na década de 1980, e até hoje atrai turistas e artistas.

Vila Madalena
É famosa pela vida noturna com bares, restaurantes e atmosfera descontraída. Além disso, destaca-se por suas galerias de arte, brechós e murais de arte de rua, consolidando-se como um dos bairros mais dinâmicos e criativos da cidade.

Avenida Paulista
O atual coração financeiro de São Paulo foi inaugurada em 1891 e, ao longo dos anos, se transformou no principal centro cultural e de lazer da cidade. É palco de grandes eventos e endereço de museus e centros culturais, como o MASP, o Itaú Cultural e o IMS.

1rd_Avenida Paulista_dominio publico
Avenida Paulista (foto: Domínio Público)

SAIBA MAIS: “Veja curiosidades da Avenida Paulista”

Alguma coisa acontece…
Sem dúvida, a esquina mais famosa de São Paulo fica no Centro da cidade, entre a Ipiranga e a São João.

Enquanto a primeira se destaca por abrigar edifícios emblemáticos, como o Copan, projetado por Oscar Niemeyer, a outra é uma das avenidas mais tradicionais de São Paulo. No auge de sua movimentação, nas décadas de 1950 e 1960, a avenida São João era conhecida pela vida noturna animada, com cinemas, teatros, bares e cafés que simbolizavam o glamour da época.

foto: Setur-SP/Divulgação

* Com informações da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*