Destinos no Brasil para viajar em fevereiro

Seja você da turma do ziriguidum ou do sossego numa prainha isolada, fevereiro é o mês de viagem com dias de sol, praia de águas agradáveis e um certo sentimento de despedida da temporada de verão.

Mas, calma, que no último dia do mês (28/2) começa o feriado nacional mais aguardado dos brasileiros: o Carnaval.

Fevereiro é mês de ir para o Nordeste, mas isso não é tudo neste país de mais de sete mil km de litoral.

Ilha dos Namorados (foto: Eduardo Vessoni)

Destinos no Brasil para viajar em fevereiro

De Ubatuba a Ilhabela
São Paulo

Entre o último destino do litoral norte paulista, a poucos quilômetros de Paraty, e a capital brasileira da vela, existem lugares onde só dá para chegar de barco.

E, para conhecer o que nem todo turista consegue ver, a dica é alugar um veleiro para chamar de seu (pelo menos até o dia da devolução) e fazer um roteiro exclusivo entre Ubatuba e Ilhabela, em praias isoladas dessa região, a cerca de 3h30 da capital paulista.

LEIA TAMBÉM: “Atrativos imperdíveis de Ubatuba (SP)”


Ilha Grande
Rio de Janeiro

No verão, as águas são mais quentes, porém há maior probabilidade de tempestades, no final da tarde, e longas esperas para a travessia em balsas, nos finais de semana.

Ainda assim, é um dos lugares mais exclusivos do litoral sudeste do Brasil. Só na Ilha Grande, um dos destinos da baía que abriga também Paraty e Angra do Reis, são quase 200 km², mais de 100 praias e 12 enseadas.

SAIBA MAIS: “Atrações imperdíveis na Ilha Grande (RJ)”


Arraial do Cabo
Rio de Janeiro

Para evitar a muvuca dos finais de semana e do Carnaval, esse destino fluminense, na Região dos Lagos, pode ser melhor aproveitado durante a semana, ainda que alguns serviços possam não estar funcionando, como passeios de barco.

Aliás, é ali que fica a “praia mais perfeita” do Brasil.

De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o título se deve à uma paisagem com dunas, cor da areia e transparência de águas ricas em nutrientes. Sem falar na temperatura média de 20ºC, favorável também à proliferação da vida marinha.

A belezura é a cenográfica Praia do Farol, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ), a 160 km da capital fluminense, aproximadamente.

Já as águas calmas do destino se devem à sua posição geográfica, pois essa faixa de areia está no lado protegido da Ilha do Cabo Frio, em uma baía oposta ao oceano Atlântico e virada para o continente.

Praia do Farol (foto: Creative Commons)

Florianópolis
Santa Catarina

Ao longo dos seus quase 420 km², entre ilha e continente, o destino garante opções para todos os perfis de banhistas: dos baladeiros aos aventureiros.

O número exato de praias na capital catarinense não é unanimidade. Uns dizem que são 42 praias em Florianópolis, outros juram que chegam a 100.

LEIA MAIS: “10 praias imperdíveis em Florianópolis”


Águas doces de Aracaju
Sergipe

O mar não tem os mesmos tons cristalinos dos destinos vizinhos, mas a capital de Sergipe, a pequena notável do litoral nordestino, é uma grande (boa) surpresa.

A Praia do Mosqueiro, a 30 km do Centro, é o ponto de partida dos passeios às praias de água doce da cidade, como o banco de areia Croa do Goré e a bela Ilha dos Namorados, cujos passeios de cerca de 5h visitam bancos de areia que formam praias fluviais de acordo com a maré das águas do rio Vaza Barris.

Croa do Goré (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA MAIS: “O que fazer em Sergipe: da capital Aracaju ao Rio São Francisco”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*