A quase 200 quilômetros da capital de São Paulo, São Bento do Sapucaí é abraçada pela Serra da Mantiqueira, endereço do MoNa (Monumento Natural Estadual) da Pedra do Baú.
Porém, a meca da escalada paulista, onde ficam as maiores vias do estado, conta também com opções de trilhas para quem não tem nenhuma experiência, inclusive crianças que encaram o desafio de subir os mais de 300 degraus de uma escadaria com grampos de ferro chumbados na rocha.
Do topo da Pedra do Baú, que um dia abrigou um dos primeiros refúgios de montanha do Brasil, tem-se uma vista única de São Paulo e da vizinha Minas Gerais, cujo destino turístico mais conhecido por ali é Monte Verde.
![](https://i0.wp.com/viagemempauta.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Abrerd_Wikimedia-Commons-1.jpg?resize=678%2C440&ssl=1)
LEIA TAMBÉM: “Destinos imperdíveis na Serra da Mantiqueira”
Trilhas em São Bento do Sapucaí
Bauzinho
Entre as trilhas mais conhecidas do destino, essa é a mais tranquila, indicada para todas as idades. Do estacionamento, são cerca de 30 minutos de caminhada até o topo, um ponto conhecido para observação do pôr do sol.
Os mais intrépidos contam também com um rapel nessa versão em miniatura da Pedra do Baú. A atividade no bico do Bauzinho é feito em duas partes: uma descida de 15 metros e outra de 45 metros.
Autoguiada e ingresso a R$ 10 (taxa de preservação ambiental).
Ana Chata
Com acesso pelo estacionamento do Chico Bento, essa trilha de 2h de duração até a base é recomendada para fazer com as crianças, segundo orientação da própria secretaria de turismo da cidade.
Já a subida é feita através de escadas, com passagem por uma caverna para chegar ao topo, onde é possível observar a Mantiqueira e as pedras do Baú e Bauzinho.
Acompanhamento de guias, uso de equipamentos de segurança e agendamento prévio são obrigatórios.
![6 Pedra do Baú](https://i0.wp.com/viagemempauta.com.br/wp-content/uploads/2022/07/6-Pedra-do-Bau-1.jpg?resize=678%2C1017&ssl=1)
Pedra do Baú
Apesar de ser a mais exigente das três, é recomendada também para todos os públicos.
No total, são cerca de 3,5 km de extensão, incluindo uma caminhada de 1,8 km em meio à mata que segue até a base da Pedra do Baú.
Pela face norte, a mais exposta da rocha, os visitantes sobem clipados durante todo o tempo e o grupo é conectado por uma mesma corda, exceto no cruzamento de algumas plataformas naturais mais largas que permitem a travessia com segurança.
A experiência dura entre cinco e sete horas, incluindo a passagem pela Via Ferrata, uma escadaria de mais de 300 degraus com grampos de ferro chumbados na rocha.
![](https://i0.wp.com/viagemempauta.com.br/wp-content/uploads/2022/07/1_Pedra-do-Bau-1.jpg?resize=678%2C452&ssl=1)
A mais de 1.900 metros de altitude, a Pedra do Baú é a maior das três formações e oferece uma impressionante vista de 360 graus de toda a Serra da Mantiqueira.
Embora seja uma trilha autoguiada, a Fundação Florestal, que faz a gestão compartilhada do atrativo com a prefeitura local, exige o uso de equipamentos de segurança, como cadeirinha, capacete e corda.
Por isso, quem não tem experiência com a atividade e aquela parafernália toda, é extremamente recomendada a contratação de um guia de montanha que conheça não só a trilha, mas também as técnicas de escalada.
É necessário também fazer agendamento prévio no site, cujos trâmites podem ser feitos pela agência contratada.
VEJA VÍDEO
VEJA TAMBÉM: “Mirante da Pedra de São Francisco, em São José dos Campos”
Outras trilhas em São Bento do Sapucaí
Pedra da Balança
Excelente opção para quem prefere uma experiência mais leve, a mais de 1.500 metros de altitude.
Após uma breve caminhada pela estrada, a partir da Cachoeira do Tobogã, o visitante faz uma trilha estreita até o cume, de onde se pode observar a paisagem montanhosa com a Pedra do Baú ao fundo.
Trilha do Boi
Essa caminhada de três quilômetros, aproximadamente, acontece no
Espaço Trincheira, onde se tem vista panorâmica de São Bento do Sapucaí.
Endereço: Estrada do Quilombo, 1403 – Bairro do Quilombo (dentro da Pousada do Quilombo).
Trilha da Onça
Caminhada circular com 12 quilômetros de extensão.
A trilha começa no Bairro do Cantagalo e segue pela crista das montanhas da Mantiqueira, de onde é possível avistar também Gonçalves, Luminosa, Brazópolis e o Picos dos Dias com o Observatório Astronômico no topo.
* Para as trilhas que exigem agendamento prévio, o prazo limite é até às 18:00 horas do dia anterior à data desejada. Saiba mais neste link.
** Com informações da Secretaria de Turismo de São Bento do Sapucaí
Seja o primeiro a comentar