Confira imagens da exposição de motos no Farol Santander, em São Paulo

Desde o final do ano passado, o Farol Santander, no centro histórico de São Paulo, abriga a exposição ‘Duas Rodas e Uma Nação’, uma viagem no tempo por meio de mais de 50 motos.

A mostra está em cartaz nos andares 19º e 20º, e no hall do centro cultural, em ambientes que abrangem mais de 120 anos da história desse meio de transporte, do surgimento da motocicleta e das competições no país até a atualidade.

“O brasileiro é um povo afeiçoado às duas rodas e faltava uma mostra dessa magnitude no Brasil. Afinal, temos um grande mercado consumidor, pessoas que carregam muita história em suas motos, relatos que poderiam ser compartilhados e registrados para as futuras gerações”, descreve o curador Carlãozinho Coachman, em nota enviada ao Viagem em Pauta.

foto: Perhaps/Farol Santander

LEIA TAMBÉM: “Mãe e filha pilotam motos juntas para vencer a timidez”

O acervo traz peças de coleções familiares, fatos históricos e principalmente de pessoas.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de interagir com recursos multimídia e núcleos imersivos e sensoriais, como as instalações que simulam a partida de uma motocicleta e uma experiência única com vista de dentro de um motor em funcionamento.

“A mostra traz para o Farol Santander a visão cultural sobre essa atitude de liberdade que as motos oferecem aos seus apaixonados usuários. Ao nos aprofundarmos sobre a história da motocicleta, nos deparamos com fatos pouco conhecidos como, por exemplo, a criação, em 1895, na Alemanha, da primeira motocicleta do mundo”, comenta Maitê Leite, Vice-presidente Executiva Institucional Santander.

foto: Perhaps/Farol Santander

Uma viagem de moto pela história
destaques do 20º andar

Capacetes inusitados são alguns dos objetos expostos, como uma touca de algodão do início do século XX e um gorro em pelo com óculos de cristal, usados em tempos em que não havia legislação nem normas para seu uso.

O andar abriga também motocicletas europeias como Royal Enfield Origen (1901), Alcyon (1908), Triumph P (1928), BMW R 16 (1930), Norton M 30 (1936), Norton Manx (1950), Matchless G80 (1948) e Monark Jawa (1957).

Outro destaque são as motonetas, como os modelos Lambretta e Vespa M40, e uma atração imersiva com projeção 360º e simulação de partida de uma motocicleta.

foto: Wel Calandria/Farol Santander


Exposição de motos

O paraíso da competição e um mercado em transformação
destaques do 19º andar

Dizem que a primeira corrida do gênero aconteceu assim que a segunda moto foi criada.

Por isso, essa seção da exposição é dedicada ao tema, onde o público pode ver motores de 2T e 4T, a combustão ou em uma moto mais “futurística” dotada de motor elétrico, além de modelos on e off road, dos tempos em que a velocidade máxima de algumas delas é facilmente atingida apenas na primeira marcha dos modelos atuais.

Entre elas, estão as Yamaha TZ 350 (1976) – Adu Celso, TZ 750 – Edmar Ferreira, TZ 250 Daytona, TZ 350 — Lucilio Baumer; Yamaha MX 250 – Nivanor Bernardi e a Yamaha YZF 450 Rally Sertões (2022) – Moara Sacilotti.

A exposição traz o macacão utilizado pelo piloto Alex Barros ainda criança (1978), o troféu Netinho Daytona (1983), placas da primeira participação e primeira vitória brasileiras no Dakar, respectivamente em 1988 e 1991, entre outras peças.

Tem também uma obra que representa o funcionamento interno de um motor, incluindo sons e vibração, uma experiência sensorial única para os visitantes interagirem.

foto: Wel Calandria/Farol Santander

VEJA TAMBÉM: “‘Diários de Motocicleta’ faz 20 anos: veja locações”

SAIBA MAIS

Exposição ‘Duas Rodas e Uma Nação
Até o dia 9 de março de 2025 (de terça a domingo, das 9h às 20h).

Farol Santander (Rua João Brícola, 24 – Centro – Sãao Paulo/SP – estação São Bento do Metrô). Tel.: (11) 3553-5627.

Ingressos: R$ 45 (R$ 22,50 meia-entrada).

Classificação: livre.

farolsantander.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*