Com dias mais frescos, este fim de semana é o último desta fervida temporada de verão no Brasil.
Além das opções ao ar livre, como trilhas, esportes de aventura e até cachoeira em plena capital paulista, a cidade terá também eventos gastronômicos e para fãs de clássicos do cinema.
Confira o que acontece em São Paulo neste fim de semana, dias 15 e 16 de março.

COMIDAS
A 1ª Feira Gosto SA – Sabor Artesanal acontece neste fim de semana, na Unibes Cultural, evento gastronômico de produtos artesanais que reúne pequenos produtores e chefs renomados.
Entre os destaques da programação tem exposição de produtos artesanais de pequenos produtores, barracas gastronômicas, degustações guiadas, em que especialistas conduzirão experiências sensoriais com harmonizações, e oficinas e atividades educativas.
Entrada Grátis
Sábado (15/3), das 11h às 20h
Domingo (16/3), das 11h às 18h
unibescultural.org.br
Neste mesmo fim de semana, o Memorial da América Latina terá, das 11h às 21h, o Festival de Comidas Latinas, com pratos de países como Argentina, México, Venezuela, Colômbia, Brasil e Peru.

CINEMA
Até o próximo domingo (16/3), a Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana) abriga a Retrospectiva Alfred Hitchcock, com sessões na área externa e na Sala Grande Otelo.
Ao todo, foram 14 longas-metragens emblemáticos do cineasta, como ‘Janela indiscreta’, ‘Psicose’ e ‘Os pássaros’.
Neste sábado tem ‘Pacto Sinistro’, às 18h00, e ‘Festim Diabólico’. Já no domingo, a retrospectiva traz ‘Ladrão de Casaca’, às 18h00, e ‘O Homem que Sabia Demais’, às 20h00. Todas as sessões serão na Sala Grande Otelo.
Entrada Grátis
cinemateca.org.br
A programação será variada também na edição paulista da Mostra de Cinema de Tiradentes, no CINESESC e no Circuito Spcine – CCSP.
No sábado tem sessões seguidas de bate-papo com a equipe dos filmes ‘Klickflip’, às 15h30, ‘A Vida Secreta de Meus Três Homens’, às 18h00, e ‘As Muitas Mortes de Antônio Parreiras’, às 20h30. Todas as sessões serão no CINESESC.
mostratiradentessp.com.br
TEATRO
Até o dia 23 de março acontece a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, no Sesc, com espetáculos nacionais e internacionais com temas que questionam o olhar para o envelhecimento, perdas, migrações, violência, entre outros.
Este ano, a MITsp homenageia o multiartista brasileiro Antonio Nóbrega, que integrou o grupo de música instrumental Quinteto Armorial, a convite do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), e fundou o Instituto Brincante ao lado da esposa, a atriz e bailarina Rosane Almeida, em 1992.
Nesta edição, as unidades do Sesc Pompeia e Vila Mariana recebem atividades da Mostra.
MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – 10ª Edição
De 13 a 23 de março de 2025
Venda de ingressos no site da Mostra (www.mitsp.org). Para os espetáculos que acontecem no Sesc Pompeia e no Sesc Vila Mariana você também pode adquirir pelo app Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das unidades do Sesc SP.

AO AR LIVRE
Dividida em quatro núcleos (Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu), a Cantareira é uma das maiores florestas urbanas do mundo e tem até cachoeira.
Na capital paulista ficam os núcleos Pedra Grande, onde acontece a trilha de seis quilômetros de extensão até o mirante natural que dá nome ao local, e o Engordador, na região do Tremembé, a versão histórica da Cantareira.
Além de um pequeno museu numa construção de 1894, o Engordador tem opções de caminhadas, inclusive com banho de cachoeira vão de 650 metros a 4 quilômetros de extensão.
SAIBA MAIS: “Conheça o parque com cachoeira, em plena zona norte de São Paulo”
Já o Selva SP é o 1º e único parque de aventura da cidade, em Parelheiros e Marsilac, distritos no extremo sul da cidade.
Esse atrativo do Polo de Ecoturismo de São Paulo tem corredeiras para a prática de rafting, pequenas cachoeiras para banho, trilhas na Mata Atlântica e uma prainha onde dá para fazer SUP e caiaque.
É ali que se localizam também as cachoeiras (tecnicamente, corredeiras) de Marsilac, da Onça, da Lontra e dos Manacás, quedas alimentadas pelo rio Capivari, considerado o último rio limpo da cidade.
Essas quedas d´água podem ser acessadas por trilha, em meio a Mata Atlântica Primitiva, em um roteiro de sete quilômetros e nível médio de dificuldade.
LEIA TAMBÉM: “Conheça a história de Parelheiros, destino turístico em plena cidade de SP”
Seja o primeiro a comentar