Segurança e viagens nacionais são preferências do turista brasileiro

Pelos números do último feriado prolongado do ano, as viagens nacionais estão na moda.

Só em São Paulo, segundo a Agência Brasil, cerca de 5 milhões de veículos passariam pelas estradas paulistas, entre a Sexta-Feira Santa, 18 de abril, e o dia 21, feriado de Tiradentes.

Sem falar nos 700 mil passageiros, aproximadamente, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, dos quais 440 mil deles deveriam embarcar para voos domésticos com destino ao Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

girl walking on street with brazilian flag on wall
Photo by Bia Santana on Pexels.com

Já de acordo com levantamento global da Booking.com, 58% dos viajantes do Brasil afirmaram preferir viagens dentro do país, em 2025. Assim como aponta a plataforma de reserva de voos, hotéis e aluguel de temporada, os números foram impulsionados por fatores como facilidade no planejamento, custo-benefício e variedade de opções disponíveis.

Entre os motivos que levam os brasileiros a escolher o próprio país como destino, estão a facilidade de organização (52%), custo (45%) e reconhecimento de que o Brasil tem muito a oferecer (45%).

Outra tendência no turismo nacional, apontada no estudo, foi a conveniência de viagens mais curtas e com deslocamentos reduzidos (35%) e o sentimento de maior segurança na hora de viajar (32%).

Entre os brasileiros, 62% pretendem fazer viagens curtas dentro do país (de 1 a 4 noites) e 50% planejam viagens de uma semana. Em relação à companhia, as viagens em família se destacam: 55% devem viajar com familiares próximos (como cônjuge e filhos) e 30% com a família estendida (como avós, tios e primos).

Entre os destinos, destaques para os de praia e natureza. As viagens à praia lideram com 64% das intenções, seguidas por viagens urbanas (49%), roteiros em meio à natureza (40%) e visitas a familiares e amigos (41%).

Confira vídeos de viagens curtas, a partir de São Paulo.



O que motiva a escolha pelas viagens nacionais

A pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países mostrou que, na hora de decidir para onde viajar, os brasileiros priorizam temas como segurança (80%), bom clima (72%), custo-benefício (76%), paisagens naturais (71%) e gastronomia local (69%).

A simpatia das pessoas locais (63%), praias (72%) e opções para toda a família (71%) também apareceram como fatores relevantes .

* com informações da EBC e da Booking

LEIA TAMBÉM: “Rio de Janeiro é a Capital Mundial do Livro 2025”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*