HQs, documentários e discos dos anos 70 são temas de cursos no MIS

Em pleno mês das férias escolares, o MIS das exposições será lugar para… estudar.

Entre as opções de julho, o visitante contará com cursos sobre a história e a estética do horror, criação de histórias em quadrinhos e também sobre como criar exposições imersivas em realidade virtual.

Outro destaque dos cursos no MIS é o que aborda alguns dos discos mais emblemáticos da música brasileira, nos anos 1970, com análise de obras de artistas como Caetano Veloso, Gal Gosta, Gilberto Gil e Raul Seixas.

“O labirinto do fauno”, de Guillermo del Toro (foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “Maior galeria a céu aberto do mundo completa 35 anos”

Confira agenda de cursos no MIS

Discos emblemáticos da música brasileira – Especial anos 70
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 de julho e 5 de agosto (das 19h às 21h) – Curso presencial

O curso apresentará alguns dos mais emblemáticos álbuns brasileiros da história, entre eles, Caetano Veloso – “Transa” (1972); Gal Costa – “Índia” (1973); Gilberto Gil – “Expresso 2222” (1972); Secos e Molhados – “Secos e Molhados” (1973); Raul Seixas – “Gita” (1974); Jorge Ben – “Tábua de esmeralda” (1974).

Um disco diferente será abordado a cada encontro, assim como o projeto gráfico da capa, aspectos sociais e culturais da época, histórias inusitadas e curiosidades. Também será realizada uma audição coletiva, com comentários faixa a faixa.

História e estética do horror
Dias 1, 3, 8, 15, 17 e 24 de julho (das 19h às 21h) – Curso presencial

Aborda a história do medo e do pavor a partir de seus aspectos visuais, dentro dos estudos da chamada história cultural. As aulas vão explorar a poética do horror, concentrando-se em alguns de seus elementos e suportes: a pintura, a arquitetura e a escultura, bem como a cultura de massa do ocidente, com o cinema, fotografia, histórias em quadrinhos, música e publicidade.

História crítica da moda – Moda e corpo
Dias 1, 3, 8, 10, 15 e 17 de julho (das 19h às 21h) – Curso online

O objetivo do curso é traçar uma breve história do corpo e sua representação iconográfica na Antiguidade, no Medievo e na Renascença, ressaltando suas diferenças a partir do modo como pintores, escultores, poetas, escritores e costureiros/estilistas ressignificaram e reinventaram a noção de corpo/corporeidade como tópico fundamental para o modernismo nas artes e na moda.

O documentário de invenção: estratégias narrativas
Dias 3, 7, 11, 14 e 17 de julho (das 19h às 21h) – Curso presencial

Imersão criativa e histórica na linguagem do cinema documentário, seus limites e possibilidades através de suas vertentes contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção, de autoficção e outras expressões autorais. Por meio de exercícios e exibição de trechos emblemáticos de filmes do gênero, o curso mostrará estratégias narrativas da dramaturgia “documental”.

Arte virtual: criando exposições imersivas com Frame VR
Dias 7, 8, 10, 14, 15 e 17 de julho (das 19h às 21h) – Curso online

Esse curso foi projetado para quem deseja explorar o potencial das tecnologias de realidade virtual para criação de exposições de forma virtual, onde os participantes aprenderão a utilizar a plataforma Frame VR para desenvolver espaços expositivos imersivos, incorporar obras de arte digitais e multimídia e promover interações para os visitantes virtuais.

História em quadrinhos em uma página
Dias 21, 22, 23, 24 e 25 de julho (das 19h às 21h) – Curso presencial

O curso ensina o desenvolvimento de uma história em quadrinhos em uma página. A proposta é criar personagens com estilo despretensioso e experimental, inspirados em animações como “Irmão do Jorel”, “Hora de aventura”, “Apenas um show”, “Flap Jack”, “Titio avô”, entre outras.

As aulas serão totalmente práticas, com o roteiro criado por meio de cartões. Recortes, escritas, desenhos e outros materiais não convencionais poderão ser usados na criação, como embalagens, por exemplo. A criação dos personagens será guiada por formas geométricas, combinando expressões faciais exageradas e distorções na anatomia.

imagem: Léo Daruma/MIS

História crítica da moda – Moda e imagem
Dias 22, 24, 29 e 31 de julho e 5 e 7 de agosto (das 19h às 21h) – Curso online

Sem perder de vista a atualidade do presente, o curso propõe analisar as relações históricas e conceituais entre a moda e a imagem, suas características e seus significados. trata-se de compreender a imagem como definidora de linguagens artísticas e de comunicação.

Curso completo de fotografia digital
Dias 28, 29 e 30 de julho e 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de agosto (das 19h às 22h) – Curso presencial

Voltado para quem ama fotografia e quer aprender a manusear o equipamento e aplicar as técnicas fotográficas com os recursos que sua própria câmera proporciona. 

Para detalhes, como valores e descontos, acesse o site do MIS: https://mis-sp.org.br/cursos/

  

  

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*