Trem de Morretes (PR) é cenário de reality show internacional

Pelo segundo ano consecutivo, a viagem de trem na Serra do Mar Paranaense, entre Curitiba e Morretes, é cenário de uma das etapas de um reality show internacional.

Em 2024, o passeio foi cenário da quarta temporada da versão britânica do Race Across the World, programa de competição exibido pela BBC, em que competidores devem chegar a um destino usando qualquer meio de transporte que não seja o aéreo.

Recentemente, a mesma viagem de trem paranaense apareceu também na versão alemã do programa, produzida pela emissora ZDF.

“Ter o Paraná como cenário de um programa desse porte, transmitido em rede nacional no Reino Unido e agora na Alemanha, é uma vitrine imensurável para o Brasil. É uma chance de mostrar nossas belezas naturais, nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo para milhões de pessoas mundo afora”, afirma Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express, empresa que opera o trem.

foto: Serra Verde Express

O episódio, gravado em outubro do ano passado, teve como protagonistas a dupla Lile e Dilara, mãe e filho que percorreram o trecho ferroviário entre as duas cidades paranaenses. Desde as negociações iniciais até a captação das imagens, as gravações foram mantidas em sigilo absoluto para garantir o ineditismo da exibição e respeitar o formato do reality.

A viabilização da produção demandou articulações de meses entre as equipes internacionais e a comunicação institucional da Serra Verde Express, que conduziu as tratativas e acompanhou todas as etapas.

As gravações no Brasil foram conduzidas pela Viva Productions, sediada no Rio de Janeiro, e com currículo que inclui produções para a HBO Max e Netflix.

Como é a viagem de trem

O Trem da Serra da Mar Paranaense faz uma viagem de 70 km entre a capital Curitiba e a histórica Morretes, considerada um dos roteiros ferroviários mais cenográficos do mundo.

No roteiro, os passageiros passam pelo maior trecho contínuo de Mata Atlântica do Brasil, cruzando vales, rios, cascatas, penhascos e desfiladeiros.

A viagem entre as duas estações ferroviárias dura cerca de 4h30 e passa por 41 pontes, 13 túneis, a uma altitude de até 952 metros sobre o nível do mar. Da capital paranaense, o trem sai da Estação Rodoferroviária de Curitiba, às 8:30, e o retorno (incluso no bilhete) é feito em van, ônibus ou micro-ônibus, no período da tarde.

A passagem inclui também serviço de bordo com 1 kit snack, 1 água ou 1 refrigerante, almoço com o tradicional barreado no restaurante Stazione, tour guiado em Morretes ou Antonina, e visita ao Parque Temático Hisgeopar.

Passeio de trem Curitiba a Morretes

SAIBA MAIS: “Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba faz 140 anos: veja como é a viagem de trem”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*