Neste sábado, 13 de setembro, começam a ser operados os voos diretos entre Fortaleza (CE) e Parnaíba, no litoral do Piauí.
A viagem de cerca de uma hora de duração será feita em aeronaves Airbus A319 e A320, com capacidade para até 174 passageiros e será realizada duas vezes por semana.
Às quintas-feiras, os voos partem de Fortaleza, às 10h25, com chegada em Parnaíba por volta das 11h25. O retorno acontece às 12h05, pousando na capital cearense por volta de 13h05.
Já aos sábados, a decolagem é de Fortaleza às 14h05, e o retorno de Parnaíba ocorre às 15h45. As passagens já estão disponíveis no site oficial da Latam.

Delta do Parnaíba
O arquipélago que forma o Delta do Parnaíba, o único das Américas que deságua em mar aberto, se abre em cinco braços de rio que envolvem 73 ilhas fluviais: Barra do Igaraçu, das Canárias, Caju, Melancieiras e Tutoia.
E próximo a cada um deles tem um micro mundo a ser explorado pelos visitantes, em meio a manguezais, igarapés e uma fauna que não costuma se esconder, como macacos, garças e os guarás de intensos tons avermelhados, cuja pontualidade é atrativo turístico na Foz do Caju.
“O delta é um labirinto mutante. Num dia está de um jeito, no outro, de outro jeito. Cada dia é uma coisa diferente, não tem como se estressar aqui”, conta o barqueiro Renato Conceição Sousa.
VEJA VÍDEO
A 339 km de Teresina, a Capital do Delta fica no extremo norte do estado e é a principal cidade da região.
Parnaíba tem atrativos como o Porto das Barcas, centro histórico tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e é formado por antigos armazéns, onde hoje funcionam lojas de artesanato, pontos de alimentação e agências de ecoturismo.
Já as atrações naturais mais conhecidas são a praia Pedra do Sal (leia mais abaixo), a única do município, e a Lagoa do Portinho, rodeada por dunas de areias brancas e com atividades como esportes aquáticos (caiaque e SUP) e passeios de quadriciclo, entre as cidades de Parnaíba e Luís Correia.
Outro destaque são os Lençóis Piauienses, onde o estado recebe visitantes com um cenário ainda pouco conhecido para quem viaja pelo Nordeste.
A oito km do centro de Parnaíba, a base da agência Quadri & Aventuras fica próxima à Lagoa do Portinho, aproximadamente, a seis minutos da entrada para os Lençóis Piauienses. É dali que saem os passeios guiados em que os turistas rodam cerca de 30 quilômetros de dunas, a bordo de quadriciclos semiautomáticos.
CONFIRA VÍDEO DA ATRAÇÃO
SAIBA MAIS: “Lençóis Piauienses: o Nordeste no ritmo do vento”
ONDE FICAR
A dica do Viagem em Pauta é o Casa de Santo Antônio, hotel boutique no setor histórico de Parnaíba, próximo ao Porto das Barcas.
O hotel é daqueles lugares que são a própria história.
O empreendimento está em um casarão de 1911, onde nenhum quarto é igual a outro e cada uma das unidades tem uma história para contar. No total, são 22 quartos temáticos que ficam em áreas históricas dessa construção tombada pelo Iphan, como as suítes coloniais do setor que um dia foi uma tecelagem, no porão da casa.

LEIA TAMBÉM: “Conheça a moqueca de frutos do manguezal, no Maranhão”
Seja o primeiro a comentar