Entre os dias 10 e 11 de outubro, o Domo Digital do Instituto Principia, em São Paulo, sediará a 3ª Mostra Brasileira de Filmes Polares, com curtas-metragens que abordam a Antártica, Ártico, Terceiro Polo e Criosfera.
No total, serão exibidas 15 produções audiovisuais inéditas de oito países, entre eles, Brasil, EUA, Canadá, França e Finlândia, com temáticas como ciência, história, arte e turismo.
“Enquanto exploradores, dividir o que vivenciamos nas regiões polares é fundamental. O clima é uma combinação de vários fatores, e a mostra apresenta filmes que tocam essas percepções”, explica Nelson Barretta, curador da Mostra, para o Viagem em Pauta.

LEIA TAMBÉM: “Antártica ou Ártico? Conheça os extremos do planeta”
Entre os filmes nacionais, a programação terá “Paisagens em Branco: Punta Elefante” (2025), longa sobre a viagem de três arqueólogas em sítios arqueológicos de Punta Elefante, na Antártica, e “O Veleiro Endurance 64 na Antártica”, que acompanha a viagem do Endurance 64, entre o Guarujá (SP) e a Antártica, Terra do Fogo e Falklands.
Um dos destaques do evento é “Memórias Antárticas: Vozes e Imagens em Movimento”, uma performance de live cinema de Karla Brunet que reconstrói a memória das expedições por meio de uma montagem de vídeos, imagens, sons e textos, tudo sendo editado e manipulado em tempo real.
Para Sandra Freiberger Affonso, coordenadora dessa atividade promovida pelo InterAntar, projeto de extensão da UFABC (Universidade Federal do ABC), a missão da Mostra é ampliar a abordagem sobre as questões polares, que não costumam fazer parte do cinema tradicional.
“É uma experiência enriquecedora, que ultrapassa o entretenimento e gera reflexão, diálogo e novas conexões culturais. A expectativa é que contribua à formação de um público mais crítico e diverso ligado às questões ambientais, sob novas perspectivas, bem geladas”, reforça Affonso.

LEIA TAMBÉM: “Escalando uma “montanha que mexe”: brasileiros relatam experiência no Ártico”
De acordo com a coordenadora geral do InterAntar, Silvia Dotta, a mostra é um caminho natural desse projeto que há 12 anos atua na educação e divulgação científica das regiões polares.
“Para cumprir com o propósito de formar uma mentalidade polar no Brasil, é necessário investir em diferentes expressões. A linguagem cinematográfica sempre esteve presente nas incursões do InterAntar”, avalia Dotta.
Além do lançamento do livro “Biodiversidade nas Regiões Polares”, obra coletiva assinada por 88 autores de 21 países, a novidade desta edição é a parceria com o Rocky Spirit, maior festival de filmes ao ar livre do Brasil.
Os ingressos gratuitos podem ser reservados a partir desta quarta-feira, 1° de outubro, pelo Sympla, no link.
SERVIÇO
3ª Mostra Brasileira de Filmes Polares
Domo Digital do Instituto Principia (Rua Pamplona, 145)
Dias 10 e 11 de outubro
Entrada grátis
Confira a programação completa: interantar.com
Seja o primeiro a comentar