Viradinha: SP terá 1ª edição de Virada Cultural para crianças

Inspirada no projeto Virada Cultural, a Viradinha acontece nos próximos dias 4 e 5 de outubro (sábado e domingo), com programação infantil gratuita em todas as regiões da cidade de São Paulo.

A primeira edição do evento terá 400 atividades em 90 espaços da rede municipal e do Sesc, conduzidas por cerca de 650 artistas, em áreas como teatro infantil, música, contação de histórias e intervenções artísticas.

Para Totó Parente, Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, a Viradinha é um meio de reforçar o papel da cultura como espaço de encontro, formação e celebração da infância.

“Queremos oferecer às famílias experiências diversas e de qualidade, em todos os cantos da cidade”, promete o Secretário.

Viradinh/foto: João Gomes Caldas Filho

Veja alguns destaques programação da Virada Cultural infantil

Caro Kakfa
teatro
A Cia Elevador de Teatro Panorâmico volta a apresentar esse emocionante espetáculo sobre o encontro do escritor Franz Kafka com uma menina que chora pelo sumiço da sua boneca. Então, ele se apresenta como “o carteiro das bonecas” e, a partir daí, começa a trazer correspondências da boneca para a garota.

Dias 4, às 16h, no Centro Cultural Vila Formosa, e 5, às 16h, no Centro Cultural Vila Formosa (Av. Renata, 163 – Vila Formosa)

Barbatuques
música
Esse grupo de percussão corporal mostra o espetáculo “Tum Pá”, levando o universo da música e da percussão corporal para as crianças. Os Barbatuques mostram que é possível fazer ruído do vento com a boca ou o barulho da chuva com as mãos, convocando as crianças, de forma lúdica e divertida, a produzir sons com o corpo.

Dia 4, às 16, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade)

As Luvas de Shakespeare
teatro
Neste espetáculo, a companhia Vagalum-tum-tum, conhecida por adaptar clássicos da obra de Shakespeare para o público infantil, conta a história do jovem Shakespeare, ainda criança. Fascinado pelo teatro, muda-se para Londres e passa a trabalhar como “flanelinha” de cavalos nas imediações dos teatros. Um dia, é chamado para substituir um ator ausente e descobre seu verdadeiro talento de atuar e escrever peças de grande sucesso.

Dia 4, às 11h, no Centro Cultural Olido (Av. São João, 473)

As Luvas de Shakespeare (foto: Divulgação)

Os Mequetrefe
teatro
Um dos grupos mais longevos da capital, os Parlapatões levam essa montagem com quatro palhaços – todos chamados Dias – vivendo um dia de total nonsense. Do despertar até o fim do dia, eles transformam situações cotidianas em passagens hilárias e poéticas.

Dia 4, às 16h, no Tendal da Lapa (R. Guaicurus, 1100 – Água Branca)

Banho é Bom, mas Música é muito Melhor
música
O músico e compositor Hélio Ziskind apresenta composições produzidas para crianças pequenas e grandes. A conversa promete muita prosa e canções, com destaque para “Banho é Bom”, “Abertura do Cocoricó” e “Vitamina Tutti-Fruti”.

Dia 4, às 14h30, no Sesc CPF (Rua Dr. Plício Barreto, 285, 4º andar)

As pedras de Xavier
teatro
Com mais de 40 anos de estrada, o grupo XPTO é conhecido pela sua pesquisa em diversas linguagens artísticas como teatro de animação, performance, música ao vivo e teatro físico. Esse espetáculo é uma homenagem a Javier Villafañe, um conhecido titeriteiro argentino, famoso por criar bonecos articulados com fios, tendo circulado por diversos países latino-americanos difundindo o Teatro de Objetos.

Dia 5, às 16h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (R. Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo)

Barco Mundo
música
Velejando o Barco Mundo e guiados pela Árvore Ancestral, a Onça-Pintada, o Macaco-Prego e a Perereca-Usina passam por diversas aventuras e desafios, como o mar de lama, a seca e o rio poluído, e encontram mais um aliado, o Cachorro-Caramelo, que conhece bem a cidade.

Dia 5, às 15h, no Polo Cultural Municipal Vila Itororó (R. Maestro Cardim, 60, Bela Vista)

Conto um Conto “Histórias Maluquinhas”
Nesta atividade, livros de Ziraldo são adaptados para a tradição oral da contação de histórias, como “Entre Cobras e Lagartos” e “O Menino Maluquinho”.

Dia 5, às 13h, no CCBB (Rua Álvares Penteado, 112)

Confira a programação completa no site do evento: www.viradinhasp.com.br

Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Como é a exposição dedicada a Ziraldo, no CCBB, em São Paulo”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*