Parque Vila Velha terá Caminhada Noturna da NASA

Conhecido por suas formações de arenito de mais de 300 milhões de anos, o Parque Vila Velha (PR) terá uma nova edição da Caminhada Noturna em celebração à Noite Internacional de Observação da Lua (International Observe the Moon Night), iniciativa global da NASA.

No Brasil, o evento acontece nos dias 18 e 25 de outubro para observadores e entusiastas da astronomia em todo o mundo.

Em 2024, esse parque a 1h de Curitiba, aproximadamente, foi um dos poucos destinos turísticos do Brasil integrado ao evento internacional.

“É um privilégio fazer parte dessa programação mundial e proporcionar ao público uma experiência que une turismo, educação e ciência”, descreve Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha, empresa concessionária do Parque.

Divulgação

Céu do Parque Vila Velha

Por meio de telescópios e com o acompanhamento do condutor Matheus Frare, os participantes poderão observar a Lua em detalhes, suas crateras, mares e relevos, durante a caminhada pelo parque.

Frare será responsável por conduzir o tour, a partir de histórias da formação do satélite natural e sua influência na Terra.

De acordo com o parque, a proposta é unir ciência, contemplação e aventura em uma jornada sensorial que convida o público a enxergar o Vila Velha sob o ponto de vista do encontro entre natureza, conhecimento e cosmos.

Assim como na edição anterior, todos os participantes receberão um certificado de participação emitido pela própria NASA, reconhecendo o envolvimento em um evento oficial da agência.

“Mais do que uma lembrança, essa certificação representa o interesse dos visitantes pela ciência e pela astronomia, conectando o Parque Vila Velha a uma rede global de observadores do espaço”, explica Ribas, em nota enviada ao Viagem em Pauta.

Paraná, Parque Estadual de Vila Velha
foto: Iago Batista/Instituto Semeia

O Vila Velha é considerado o primeiro parque do gênero no Paraná, criado há pouco mais de 70 anos e tombado como patrimônio histórico estadual.

“Dentro da mesma unidade [de conservação], com formações rochosas tão próximas como as que temos aqui, isso é único no mundo”, define Arandy Ferreira da Costa Jr., coordenador de operações do parque.

Seus imensos guardiões de arenito de até 30 metros de altura são os principais atrativos de Ponta Grossa, município que cabe num bate e volta da capital do Paraná.

Por falta de um, o parque pode ser visto de diferentes pontos de vista. Tem as tradicionais rotas de visita, que podem ser feitas de ônibus, a pé ou com carro próprio, mas também tem uma trilha mais puxada com banho de cachoeira no final e outra com 22 km para quem vai de bicicleta.

Seja qual for o caminho escolhido, sempre vai ter uma formação única que brota daqueles Campos Gerais, confundindo a nossa mente com suas formas de bota, garrafa, taça e camelo, só para citar algumas das que podem ser vistas no circuito Arenitos Unimed.

Trilha Fortaleza (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Único no mundo, parque é bate e volta imperdível a 1h de Curitiba”

SERVIÇO

Caminhada Noturna – Noite Internacional de Observação da Lua (NASA)

QUANDO: 18 e 25 de outubro de 2025, a partir das 18h

ONDE: Parque Estadual de Vila Velha – Ponta Grossa (PR)

O QUE: Caminhada noturna guiada, observação lunar com telescópios e narrativa astronômica.

QUANTO: R$ 120 (ingressos à venda pelo site www.parquevilavelha.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*