Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade, no Centro Histórico de São Paulo, é atualmente a segunda maior do Brasil, atrás apenas da Biblioteca Nacional, e a maior biblioteca pública da cidade.
Para celebrar a data, a instituição preparou uma extensa programação de eventos, neste final de semana, em diferentes endereços da região.
Entre os destaques tem teatro com Othon Bastos, caminhadas guiadas e até uma homenagem aos 50 anos do álbum “Fruto Proibido – Rita Lee & Tutti Frutti”.

LEIA TAMBÉM: “Filmes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo para ver na Netflix”
Sua sede atual, projetada em 1936 por Jacques Pilon e sob a diretoria de Rubens Borba de Moraes, foi inaugurada em 1942 para abrigar a crescente coleção da biblioteca central de São Paulo, no início da Rua da Consolação.
Após sucessivos projetos de modernização e readequação do edifício, nos anos 1990 e 2000, a biblioteca teve parte do acervo transferido para um prédio anexo, na Rua Bráulio Gomes, e passou a abrigar a Hemeroteca, além do Núcleo de Memória Institucional.
Programação
SEXTA-FEIRA (24 de outubro)
13h: Live Painting OPNI (intervenção artística, na Praça Dom José Gaspar)
14h: Caminhada pelo Centro – “Mário de Andrade, gestor público”, visita mediada da Casa Mário de Andrade (R. Lopes Chaves, 546 – Barra Funda) até a Biblioteca Mário de Andrade, com utilização de metrô, a cargo do participante
20h: Pérolas Negras com Alaíde Costa, Eliana Pittman e Graça Braga (música, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade)
SÁBADO (25 de outubro)
10h: Passeio cênico “São Paulo pelos Modernistas”, no Hall da Biblioteca Mário de Andrade
Das 10h às 16h: Oficina Infantil “Fábrica de Livros”, no Vão Livre – Praça das Artes
10h30: Show de Djuena Tikuna, no Palco da Praça Dom José Gaspar
12h30: Quinteto Pixinguinhas, no Palco da Praça Dom José Gaspar
13h30 e 15h: Teatro Oficina homenageia Flávio de Carvalho, noCortejo “O Bailado do Deus Morto”, na Praça Dom José Gaspar
14h: “O Gato Malhado e Andorinha Sinhá” [Teatro Infantil], no Vão da Praça das Artes
14h30: “O Peso da Tradição – Velha Guarda do Camisa Verde e Branco”, com Adriana Moreira, no Palco da Praça Dom José Gaspar
16h: “Pedro e o Lobo Guará” [Cineconcerto], no Vão Livre da Praça das Artes
17h: Performance “Literatura Feito Tatuagem”, no Jardim Contemplativo da Biblioteca Mário de Andrade. No mesmo horário, no terraço da biblioteca, acontece o Sarau Performático “Marginália”
17h30: “Vale a pena ver para sempre – 100 anos de Janete Clair”, com Mauro Alencar, Renata Dias Gomes e mediação de Daniel Veiga, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
18h: “Auto do Guriatã, uma ópera popular”, performance na Praça das Artes (Vão livre)
18h30: “50 anos do álbum “Fruto Proibido – Rita Lee & Tutti Frutti”, com Catto, no Palco da Praça Dom José Gaspar
20h: “Não me entrego, não!”, com Othon Bastos, na Sala de Convivência da Praça das Artes (com reapresentação no domingo, 26 de outubro, às 20h).

DOMINGO – 26 de outubro
Das 10h00 às 16h: Oficina Infantil “Fábrica de Livros”, no Vão Livre – Praça das Artes
10h30: “Ensemble FTM”, homenagem a Arlindo Cruz, na Praça Dom José Gaspar
Das 11h às 21h: “Jogar o Livro”, Arena Gamer, na Sala Multiuso da Biblioteca Mário de Andrade
14:30: “O Processo – 100 anos depois”, performance com Márcia Tiburi, no Terraço da Biblioteca Mário de Andrade
16h: “Mário de Andrade, leitor: uma passeio em sua biblioteca particular”, roda de conversa com Marisa Midori, Gênese Andrade e mediação de Rodrigo Massi, na Sala das Artes da Biblioteca Mário de Andrade
18h: “Central do Brasil” [Cineconcerto], no Vão da Praça das Artes
20h: “Losango Cáqui – Poesias Centenárias de Mário de Andrade com Companhia do Latão”, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
20h: Veraneio DJs, no Palco da Praça Dom José Gaspar
SAIBA MAIS
V Festival Mário de Andrade
De 24 a 26 de outubro
Endereços das atrações:
Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94)
Praça das Artes (Av. São João, 281)
Praça Dom José Gaspar (R. Dr. Bráulio Gomes)
Casa Mário de Andrade (R. Lopes Chaves, 546 – Barra Funda).
www.instagram.com/bibliotecamariodeandrade
Seja o primeiro a comentar