Mal visto por turistas, manguezais são berçários da vida marinha: veja destinos

Popularizados por Chico Science, na clássica canção “Manguetown”, os manguezais são, de longe, lugares sujos, mal cheirosos e casas de urubus.

Essa transição entre o mar e ambientes terrestres é, na verdade, o berçário de espécies marinhas, como peixes e moluscos. Só no Brasil são cerca de 25 mil km² de manguezais, considerado o segundo país em extensão de mangues.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente, 80% dos manguezais em território brasileiro estão distribuídos em três estados do bioma amazônico: Maranhão (36%), Pará (28%) e Amapá (16%), dando origem à maior porção contínua do ecossistema sob proteção legal em todo o mundo.

Além disso, esse ecossistema costeiro é fonte de renda de moradores locais e serve de cenário para diversos atrativos turísticos do Brasil.

Por outro lado, infelizmente, em 15 anos, o país perdeu 20% de seus manguezais, devido à expansão urbana, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica.

PONTAL DE MARACAÍPE
Pontal de Maracaípe (foto: Eduardo Vessoni)

Veja destinos de manguezais no Brasil

Guapimirim
Rio de Janeiro

Esse destino de ecoturismo fica no sul fluminense e abriga o maior trecho de manguezal do Estado do Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara.

Saco do Mamanguá
Rio de Janeiro

A partir da histórica Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, é possível fazer passeios de bote por manguezais e trilhas de fácil acesso até cachoeiras próximas ao Saco do Mamanguá. Um dos destaques da região é a Trilha do Pico Pão de Açúcar, cuja subida de uma hora deixa Paraty aos nossos pés.

LEIA TAMBÉM: “Como é a trilha do Pico Pão de Açúcar, no Saco do Mamanguá”

Barra do Caí
Bahia

Para visitar os manguezais do sul da Bahia, os barcos saem do distrito de Cumuruxatiba, em Prado, e seguem pelo interior de florestas e manguezais do Rio Caí. A região da Barra do Cahy, conhecida também por suas piscinas naturais e falésias imponentes, é considerada o endereço da 1ª praia do Brasil.

CAHY
Rio Caí, em Prado (foto: Eduardo Vessoni)

VEJA MAIS: Barra do Cahy: como chegar na 1ª praia do Brasil”

Porto de Galinhas
Pernambuco

O bairro Pontal de Maracaípe, em Porto de Galinhas, é conhecido por esse manguezal de águas claras que pode ser visitado em jangadas de madeira e com paradas para observação de cavalos-marinhos.

Barra do Camaratuba
Paraíba

Para ver de (muito) perto um manguezal, a dica é a impactante Trilha do Caranguejo Uçá, uma caminhada fluvial de 3 km de extensão que começa em águas rasas e termina no encontro do rio com o mar, no extremo norte do litoral paraibano.

SAIBA MAIS: “Trilha do Caranguejo Uçá é a Paraíba extrema que vai do mangue ao mar”

Galinhos
Rio Grande do Norte

Essa península de dunas e praias desertas, a 170 km de Natal, é endereço do Rio Aratuá, local para banhos e até prática de Stand Up Paddle, em águas doces.

SAIBA MAIS: “Galinhos: o Nordeste no ritmo dos ventos”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*