Endereço de uma das praias mais lindas do mundo, o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, irá sediar seu 1º Festival Literário e Artístico, nos próximos dias 14 e 16 de novembro.
Durante os três dias de evento, escritores de diferentes gerações, músicos, artistas noronhenses e de outras partes do Brasil vão se encontrar, reforçando a vocação do destino como um espaço não apenas de belezas naturais, mas também de expressões culturais.
Todas as atividades vão acontecer na Praça São Miguel, na Vila dos Remédios, principal endereço da ilha.

Literatura em Fernando de Noronha
O homenageado do 1º Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha é o escritor pernambucano Raimundo Carrero, que neste ano comemora os 50 anos da publicação do seu romance de estreia, “A história de Bernarda Soledade – a tigre do Sertão”, publicado em 1975.
Carrero também participa da programação na abertura do evento, quando lançará “A vida é traição”, sua mais recente obra, publicada pela editora Record.
A curadoria do festival é do jornalista, escritor e crítico literário Ney Anderson e a coordenação é assinada por Regina Piechocki e Edmar Fernandes, ambos da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes de Fernando de Noronha.
“O Literarte tem o objetivo de transformar Fernando de Noronha na ilha das letras e da arte. O clima bucólico do local combina demais com leitura e a troca de ideias. Será algo que vai marcar positivamente a história da ilha”, analisa Anderson.

O festival reúne nomes de destaque da cena literária, como Aline Bei, fenômeno de vendas e uma das autoras mais lidas da nova geração, Santiago Nazarian, romancista e tradutor, Mailson Furtado, poeta cearense vencedor do Jabuti de Livro do Ano em 2018, e a pernambucana Cida Pedrosa, primeira mulher nordestina a receber o Jabuti de Livro do Ano.
A programação inclui ainda debate do cantor Cannibal e show da banda Café Preto, apresentações musicais de Amandi Cortez, Joelson Santos, Marina do Mar e dança flamenca, recitais de poesia com autores noronhenses e leituras de poesia, contos, crônicas e textos autorais.
Ainda haverá oficinas da Galeria Reciclada, promovida pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que alia arte e sustentabilidade, com o mestre Júlio Gonçalves. No mesmo espaço, também vai ser feita oficina de cordel e xilogravura, voltada para crianças e as famílias.
Já o projeto Criando Asas, já tradicional na ilha, com contação de histórias e brincadeiras cantadas, compõe a grade de programação da Tenda Criativa, com a apresentação das contadoras Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro.
SAIBA MAIS
Literarte – I Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha
Entre mares e palavras: a literatura no oceano da imaginação
De 14 a 16 de novembro de 2025
Praça São Miguel
Entrada gratuita
LEIA TAMBÉM: “5 motivos para visitar Fernando de Noronha”
Seja o primeiro a comentar