Verão 2025: praias no Brasil que parecem piscinas

Como já é tradição, aqui no Viagem em Pauta, listamos praias no Brasil que, mais do que belas faixas de areia, parecem uma piscina, por conta de suas águas calmas e de tons cristalinos, a depender da época do ano.

Certamente, a lista abaixo é insuficiente para abranger os mais de 7 mil quilômetros de costa brasileira e sempre tem espaço para incluir mais uma praia com cara de piscina.

Mas nunca é demais uma listinha com mais dicas de praias no Brasil, não?

Saco do Eustáquio, em Ilhabela (foto: Lailson Santos/Sectur Ilhabela)

Praias no Brasil

SACO DO EUSTÁQUIO
Ilhabela – SP

Com acesso exclusivo pelo mar, em passeios de barco até a Praia de Castelhanos, essa praia paulista costuma ter águas calmas, em uma prainha em forma de saco, equipada com banheiro, quiosque e mirante.


PRAIA DO FAROL
Arraial do Cabo (RJ)

A 160 km da capital fluminense, já foi considerada uma das mais perfeitas do Brasil.

Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o título se deve à paisagem com dunas, cor da areia e transparência dessas águas ricas em nutrientes. Sem falar na temperatura média de 20 ºC, favorável também à proliferação da vida marinha.

Praia do Farol, em Arraial do Cabo (foto: Wikimedia Commons)

SAIBA MAIS: “Praia mais perfeita” do Brasil fica no Rio de Janeiro

PRAIA GRANDE DE CAJAÍBA
Paraty – Rio de Janeiro

Considerada uma das enseadas mais cenográficas da cidade, tem quase um quilômetro de extensão e acesso apenas por mar, cujo destaque é uma trilha curta até a cachoeira com uma piscina natural.

Pouso Grande de Cajaíba (foto: Eduardo Vessoni)

SUPERAGUI
Guaraqueçaba – Paraná

É ali que fica o Parque Nacional de Superagui, uma área de quase 34 mil hectares de ilhas, canais, rios e terras continentais, e santuário de dezenas de espécies de animais, como o mico-leão-da-cara-preta e o papagaio-da-cara-roxa.

1_superagui_abre
foto: Eduardo Vessoni

LEIA MAIS: “O que fazer em Superagui, destino litorâneo entre SP e PR”

CUMURUXATIBA
Prado – Bahia

Considerado um dos lugares mais exclusivos do sul da Bahia, Cumuru é a versão familiar do extremo sul baiano, com praias de águas calmas e rasas.

A região abriga também a Barra do Cahy, em Prado, no extremo sul baiano, e recebeu em 2017 o título de “1ª Praia do Brasil”.

De acordo com pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, seria Barra do Cahy, onde a tripulação de Pedro Álvares Cabral fez a primeira parada estratégica por 40 horas antes de chegar em Porto Seguro.

VEJA VÍDEO

AREIA VERMELHA
Cabedelo (PB)

Embora não seja exatamente uma praia, essa ilha também tem talento para ser piscina.

Esse atrativo paraibano fica a 1,5 km da Praia de Camboinha e surge durante a maré baixa, quando é possível caminhar pelo solo arenoso de tons avermelhados em direção às piscinas naturais.

O município de Cabedelo fica a cerca de 11 km de João Pessoa, capital da Paraíba.

Areia Vermelha (foto: Cacio Murilo/MTur)

MURO ALTO
Ipojuca (PE)

Protegida por 3 km de recifes, daí o talento para ser piscina, tem águas calmas e estrutura de atividades como caiaque e Stand Up Paddle.

A praia fica em Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco.

DCIM100MEDIA
Praia de Muro Alto, em Ipojuca, em Pernambuco (foto: Wikimedia Commons)

ANTUNES
Maragogi (AL)

A 7 km da cidade, essa é uma das mais belas praias de toda a Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental que vai do litoral sul de Pernambuco ao litoral norte de Alagoas, entre os municípios de Tamandaré (PE) e Maceió (AL).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*