Conheça os Parques da Rota das Emoções, no Nordeste brasileiro

A Rota das Emoções é um roteiro interestadual que conecta três parques, em três estados do Nordeste brasileiro.

O itinerário é conhecido por atrativos como Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, a Área de Preservação Ambiental Delta do Parnaíba, no Piauí, e o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.

O trecho maranhense inclui as cidades de Araióses, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia e Santo Amaro do Maranhão. No vizinho Piauí, a rota inclui destinos como Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luis Correia e Parnaíba.

Já no Ceará, os municípios são Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Eduardo Vessoni

Rota das Emoções

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Com cerca de 155 mil hectares, o parque foi criado em 1981 e, desde 2024, é Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Fica em uma zona de transição entre o cerrado, caatinga e Amazônia, e é conhecido por seus campos de dunas livres, recortado por lagoas temporárias, cuja melhor época vai de junho a setembro, quando estão cheias e o sol é mais forte sobre as dunas.

Aberto, diariamente, das 6h às 18h, o parque tem acesso principal pelos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro. De São Luís, capital do Maranhão, são 250 km de distância.

aerial view of the white sand dunes and water
foto: Renato Nascimento / Pexels.com

Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba
Fica no encontro do Rio Parnaíba com o oceano e é considerado o único delta em mar aberto das Américas.

Esse labiríntico arquipélago com mais de 70 ilhas e ilhotas abriga manguezais, igarapés, dunas, praias desertas e a famosa revoada dos guarás.

Caída do Morro, em Ilha Grande do Piauí (foto: Eduardo Vessoni)

O período entre julho e outubro tem as melhores condições climáticas e maior visibilidade da revoada dos guarás.

A principal porta de entrada para a região é Parnaíba, cidade no Piauí que conta com melhor infraestrutura.

VEJA VÍDEO

Outro destaque para aproveitar o Delta, no ritmo do vento, são os passeios nos Lençóis Piauienses.

A comparação com o vizinho Maranhão é inevitável, mas nos Lençóis Piauienses o Brasil recebe visitantes com um cenário ainda pouco conhecido para quem viaja pelo Nordeste.

Com apenas 66 km de extensão, o menor litoral brasileiro vê o rio se encontrar com o Atlântico. Daí o atrativo natural mais popular do extremo norte do Piauí: o Delta do Parnaíba.

Mas, dessa vez, as pequenas embarcações que singram águas interiores dão lugar a quadriciclos que riscam as areias daquela formação que mais parece lençóis amassados, entre as cidades de Parnaíba e Luís Correia.

VEJA VÍDEO

SAIBA MAIS: “Lençóis Piauienses: o Nordeste no ritmo do vento”

Parque Nacional de Jericoacoara
O roteiro termina (ou começa) nessa unidade de conservação, a cerca de 300 km de Fortaleza, no Ceará, cujo centro é a vila de Jeri, com infraestrutura como pousadas, restaurantes e vida noturna animadas.

Jericoacoara é destino para o ano inteiro, porém, entre os meses de julho e janeiro, os ventos são mais favoráveis para a prática de esportes aquáticos, daí o título de um dos melhores lugares do mundo para prática de wind e kitesurfe.

Já a estação mais seca, que vai de agosto a dezembro, é perfeita para quem busca sol garantido e céu azul todos os dias.

Aberto, diariamente, das 6h às 18h, o parque tem acesso pela vila de Jericoacoara, cujo aeroporto fica a 40 minutos dali.

VEJA VÍDEO EM CAMOCIM

* As informações são da Natural Parks, plataforma pela Embratur, em parceria com o Instituto Semeia. A ferramenta reúne informações atualizadas em português, inglês e espanhol sobre roteiros em parques naturais, incluindo experiências e orientações para os visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*