Viagem dos sonhos de muito brasileiro em busca de viagens em áreas isoladas, a Patagônia é um dos destinos mais remotos da América do Sul. Por ali, está uma das menores densidades demográficas do mundo (menos de um habitante por km²).
Se o lado argentino tem cidades de melhor estrutura turística, o Chile é a versão mais inóspita da Patagônia, endereço de bosques densos, geleiras e fiordes em áreas distantes que exigem longos deslocamentos a pé ou por estradas de cascalhos.
No Chile fica a menor parte patagônica do continente, uma região com 240 mil km² de superfície e uma geografia conhecida pela abundância de áreas verdes e mais arborizadas, marcada também pela estepe (exceto na região de pampa de Punta Arenas).
Dona de uma extensa área de mais de 930 mil km², a Patagônia argentina é formada pelas províncias de La Pampa, Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego, onde ficam destinos bem conhecidos dos brasileiros como Bariloche, El Calafate e Ushuaia.

5 cenários surreais da Patagônia
CHALTÉN
Argentina
Na Capital Nacional do Trekking a regra é caminhar.
Essa cidade de cerca 1.800 habitantes, segundo censo de 2022, é ponto de partida para o Parque Nacional Los Glaciares, onde as trilhas são gratuitas e com diferentes níveis de dificuldade, com destaques para os morros Fitz Roy e Torre.
RUTA 40
Argentina
Com mais de 5 mil km, a maior estrada do país vai da fronteira com a Bolívia até Cabo Vírgenes, no Estreito de Magalhães.
Paralela aos Andes, essa via dá acesso a clássicos patagônicos como Chaltén e El Calafate, endereço do glacial Perito Moreno.
CAPILLA DE MÁRMOL
Chile
A atração mais famosa da Carretera Austral fica em Puerto Tranquilo.
A 218 km de Coyhaique, o local é formado por essas rochas de mármore esculpidas pelas águas do lago General Carrera.
VEJA VÍDEO
SAIBA MAIS: “Capela de mármore é santuário da Patagônia chilena”
CARRETERA AUSTRAL
Chile
São 1.240 km de extensão, cruzando regiões de rios, vales, geleiras, glaciais suspensos, parques nacionais e formações rochosas milenares em meio a um lago de águas azuladas, como a impactante capela de mármore.
A estrada vai de Porto Montt, na Região dos Lagos, a Villa O’Higgins, no extremo sul do país.
LEIA MAIS: “Viagem pela Carretera Austral é experiência única, na Patagônia chilena”
Torres del Paine
Chile
A 150 km de Puerto Natales, esse é o destino mais popular entre os que visitam a Patagônia chilena.
A trilha mais popular é a Base Torres, uma caminhada de 22 km (ida e volta) que deixa a gente aos pés desse maciço de granito moldado pelo gelo glacial, no Parque Nacional Torres del Paine.
VEJA VÍDEO
SAIBA MAIS: “Base Torres: como é a trilha mais popular de Torres del Paine”
Seja o primeiro a comentar