Super… o que?
Essa foi a pergunta que mais ouvi quando anunciei que passaria férias em Superagui, no litoral norte do Paraná, a 150 km de Curitiba.
E é, exatamente, esse desconhecimento que faz desse destino colado em São Paulo, no município de Guaraqueçaba, ser um dos endereços mais exclusivos no Sul do Brasil.
Localizado no município de Guaraqueçaba, o Parque Nacional de Superagui tem quase 34 mil hectares de ilhas, canais, rios e terras continentais, e é um santuário de dezenas de espécies de animais, algumas delas, inclusive, ameaçadas de extinção, como o mico-leão-da-cara-preta, papagaio-da-cara-roxa e bugio.
Exceto em períodos como Reveillon e Carnaval, Superagui segue do mesmo jeito.
As ruas estreitas do vilarejo rústico ainda são de areia, coloridas construções de madeira recortam o verde preservado do parque, a cataia (o “uísque caiçara” preparado com a folha anônima) envelhece na garrafa improvisada de cachaça e os raros papagaios-da-cara-roxa continuam fazendo barulho na hora da revoada do final de tarde.
Sem falar nas praias desertas e nas pequenas piscinas naturais que se formam nos encontros do rio com o mar.
O que fazer em Superagui
(* para ampliar, clique aqui)
LEIA TAMBÉM: “O que fazer em Morretes”
BARRA DO SUPERAGUI
O maior vilarejo do destino é a base de apoio para os visitantes, onde também estão as principais opções de hospedagem, como pousadas e camping.
Porém, não espere mais do que alguns poucos mercadinhos, padaria e restaurantes com cardápio pouco variado.
É em frente à vila que saem alguns dos passeios para ilhas próximas, no Parque Nacional de Superagui.
PRAIA DESERTA
Tem 38 km de extensão, em terreno plano que pode ser explorado a pé ou de bicicleta. Não muito longe da vila, um rio de água limpa e escura forma pequenas piscinas naturais no encontro do rio com o mar., na Barra da Lagoa.
Cerca de três quilômetros separam o vilarejo dessa praia deserta, em que alguns trechos pode alagar de acordo com o nível da maré. Porém, o trajeto é de fácil acesso.
ILHA DAS PEÇAS
Em frente ao vilarejo e com vista para a Ilha do Mel, tem uma praia virgem de sete quilômetros de extensão e grande concentração de botos.
Para passar o dia nesse pedaço exclusivo de terra, combine o horário da travessia de volta para Superagui com o barqueiro contratado, cujo trajeto pode ser feito com a Baía dos Golfinhos, endereço de botos e raia jamanta que costumam dar as caras, entre janeiro e abril.
Segundo recomendação da Secretaria de Turismo do estado, o melhor trajeto até lá é por dentro da baía, uma vez que o mar de fora costuma ser mais agitado.
ILHA DOS PINHEIROS
Fica entre a Ilha das Peças e Superagui, e a principal atração é a revoada do raro papagaio-da-cara-roxa, nos finais de tarde.
Essas ruidosas aves voam em bandos, mas ficam tímidas quando grupos de turistas barulhentos de final de semana (sobretudo nos feriados mais longos) decidem fazer do lugar uma espécie de extensão de algum bar de Superagui.
A época mais indicada para observação dos animais é entre março e abril, devido à migração de aves dos países nórdicos.
LEIA TAMBÉM: “O Brasil que os brasileiros (ainda) não conhecem: 10 sugestões de destinos”
BARBADOS
Dormitório natural do papagaio-da-cara-roxa, esse vilarejo tem acesso de barco e é conhecido pelo comércio de ostras feitas no fogão à lenha, vendidas em bares simples em casinhas locais.
Como chegar em Superagui
Nesta área declarada Sítio do Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera pela UNESCO, carros não entram e o único acesso é por barco.
A partir do porto de Paranaguá, a viagem dura cerca de três horas em barcos de madeira que cruzam a vizinha mais famosa, a Ilha do Mel, de onde também é possível partir para Superagui.
Algumas pousadas da ilha incluem na diária transfer particular para seus hóspedes, cujo serviço é feito em lanchas rápidas que fazem o trajeto entre Paranaguá e Superagui em 50 minutos, aproximadamente.
Para quem viaja com mais tempo, o destino pode ser combinado com a Ilha do Cardoso e Ilha Comprida, cujos acessos são via Cananeia, no extremo sul do litoral de São Paulo.
LEIA TAMBÉM: “Veleiro faz viagem exclusiva entre Ubatuba e Ilhabela, no litoral de São Paulo”
Lugar que desejo conhecer sou paranaense e não conheço.E um paraíso sem poluição nenhuma.