Tudo começou como uma brincadeira para entreter a criançada da própria família do ‘seu’ Joaquim. Logo vieram os adultos, “que gostam mais do que as crianças”. Surgia então uma das experiências turísticas mais inusitadas da capital de São Paulo.
Hoje, o passeio de trator é uma das atrações do The Roça Park, sítio familiar que abriu as porteiras em 2021 para receber visitantes nessa propriedade rural de 14 hectares, em Parelheiros, no extremo sul da cidade.
“As pessoas gostam de andar no trator porque é uma coisa diferente. O pessoal só vê na televisão, no Globo Rural, não vê assim ao vivo”, explica Joaquim dos Santos, agricultor responsável pelo passeio.
E enquanto o centro nervoso do Brasil se agita não muito longe dali, um trator vermelho com 75 cavalos de potência cruza sem pressa plantações de mandioquinha, gengibre e amendoim. Nessa espécie de micro mundo alheio ao caos da cidade, São Paulo segue em outro ritmo.
“Os turistas ficam maravilhados e não têm pressa de ir embora. É como se eles viessem aqui renovar as energias com a natureza”, descreve Patricia Garcia dos Santos, empresária e filha de Joaquim.
O tour dura cerca de uma hora e segue até as margens da Represa Billings, um dos principais reservatórios de água da região metropolitana de São Paulo. De volta à sede do The Roça Park, ainda dá tempo de provar a produção orgânica nos almoços oferecidos no sítio e fazer trilhas curtas ou passeios de charrete.
“Meu avô nasceu aqui e desde criança eu andava na roça com o meu pai.
Nós andávamos de carroça por ali e eu me criei na roça, plantando tudo que dava para produzir na região.”
(Joaquim dos Santos, agricultor)
LEIA TAMBÉM: “Conheça o 1º e único parque de aventura da capital paulista”
Polo de Ecoturismo de São Paulo
Se você observar as imagens de satélite, São Paulo é um amontoado de construções cortadas por raros trechos de área verde. Mas em Parelheiros o cenário é outro.
É nesse distrito da zona sul da cidade, uma área de transição entre os setores urbano e rural da capital paulista, que fica o Polo de Ecoturismo de São Paulo, território criado em 2014 com o objetivo de fomentar o turismo de base comunitária também na Ilha do Bororé e em Marsilac, considerado o último “bairro” do município.
“[O Polo de Ecoturismo] é um movimento criado para desenvolver atividades que gerassem emprego e renda para a população local, além da preservação e sustentabilidade do local”, explica Solange Dias, presidente da Associação de Empresários de Parelheiros e membro do conselho gestor do Polo.
VEJA TAMBÉM: “São Paulo: atrativos na natureza em plena capital paulista”
Em depoimento para o Viagem em Pauta, Solange lembra que a região conta também com atrativos como turismo de aventura, banhos de cachoeiras e até visita em comunidades indígenas, em meio à Mata Atlântica.
“É voltar a ter contato com o meio ambiente e com a área rural, a poucos minutos do centro da cidade de São Paulo. E com a pandemia, a população sentiu a necessidade de estar nessa natureza sem precisar pegar estrada”, completa.
A zona rural sul de São Paulo tem atualmente 420 km² de extensão, o que representa 24% da área total da cidade, e tem atrativos como o The Roça Park, um dos cerca de 427 locais de produção agrícola da região, segundo levantamento divulgado pela SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento).
Em 2019, a prefeitura paulistana contabilizava 170 unidades de produção agrícola no distrito de Parelheiros, 169 em Grajaú e 88 em Marsilac.
Em outras palavras, é como estar numa cidade dentro da cidade e num ritmo de destino do interior, mas ainda no maior município da América do Sul.
VEJA FOTOS DO PASSEIO DE TRATOR
LEIA TAMBÉM: “Parque Serra do Mar faz 45 anos: veja trilhas”
CONFIRA VÍDEO
SAIBA MAIS
The Roça Park
Estrada do Massao 2049 / Rua Isabel Bueno 215 (Bairro Barragem)
Os pacotes de atividades custam a partir de R$ 35 por pessoa (crianças até 4 anos não pagam) e incluem serviços como café da manhã colonial, mesas de chá e almoço.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
Agendamento: (11) 95486-5807
* O Viagem em Pauta viajou com o apoio da SPTuris, do Polo de Ecoturismo de São Paulo, Secretaria de Relações Internacionais de São Paulo e da Jeep
Um local que todos os novos habitantes de São Paulo, deveria conhecer! Os antigo também, vão relembrar o passado bem de perto!