No último dia 16 de agosto foi celebrado o Dia da Montanha-Russa.
O brinquedo surgiu no século 15, obviamente, na Rússia, onde as pessoas usavam trenós de madeira para deslizar por colinas cobertas de neve.
Anos mais tarde, a brincadeira ficou tão famosa que, em 1784, foi inaugurado em São Petersburgo um brinquedo com carruagens que subiam e desciam pequenas colinas por meio da força da descida inicial. Logo, a Europa veria surgir carros com rodas sobre trilhos em outras partes do continente, como em Belleville (Paris) e em Seia (Portugal).
LEIA TAMBÉM: “Veja as incríveis imagens de Frank Hurley na Antártica”
O empresário LaMarcus Adna Thompson patenteou o primeiro brinquedo do gênero e é considerado o pai da montanha-russa estadunidense, cuja primeira invenção foi inaugurada em Coney Island (NY), em 1884.
Ao longo da vida, esse inventor de Ohio registraria cerca de 30 patentes relacionadas às montanhas-russas, como os “passeios gravitacionais” que ofereciam uma visão panorâmica do cenário ao redor e dariam origem a um dos brinquedos mais concorridos nos atuais parques de diversão.
COMO SURGIU A MONTANHA-RUSSA
MONTANHAS-RUSSAS PELO MUNDO
Trilha sonora personalizada
Flórida (Estados Unidos)
Na Hollywood Rip Ride Rockit, no Parque Universal Studios, o público escolhe a trilha que deseja ouvir durante o percurso de 1,1 km de extensão e a uma velocidade de até 104 km/h.
A mais alta
Nova Jersey (EUA)
A Kingda Ka fica no Parque Six Flags Great Adventure, em Jackson, atinge velocidade de até 206 km/h e tem 139 metros de altura, o que equivale a um prédio de 40 andares.
A mais longa
Mie (Japão)
Com percurso de 4 minutos, a Steel Dragon 2000 fica no parque de diversões Nagashima Spa Land e tem 2.479 metros de extensão.
De madeira
Yongin (Coreia do Sul)
No maior parque temático da Coreia do Sul, o Everland, a montanha-russa T Express é a maior do gênero no mundo, com 1.641 metros de extensão, 56 metros de altura e 104 km/h.
E por falar em madeira
Vinhedo (São Paulo-Brasil)
A Montezum, no Hopi Hari, tem 42,4 metros de altura, mais de 1 km de extensão e velocidade que chega a 103 km/h.
Invertida
Penha (Santa Catarina – Brasil)
A Firewhip (“Chicote de Fogo”), no Beto Carrero World, é a primeira montanha-russa invertida do Brasil, onde o trilho fica sobre a cabeça e os pés pendurados, além de passar por lagos e cachoeiras, a 700 metros de altura.
VEJA TAMBÉM: “A incrível travessia do oceano Pacífico numa jangada”
Seja o primeiro a comentar