O cenário no norte do Chile é tão variado que até os hotéis querem ver seus hóspedes do lado de fora, em plena imensidão do Salar do Atacama.
Uma das atrações imperdíveis é esse salar, na Reserva Nacional Los Flamencos, uma área de 320 mil hectares de um impressionante deserto formado por rochas de sal que rodeiam lagoas que servem de habitat de flamingos.
O local é endereço também dos salares de Tara, de Aguas Calientes e o de Puisa, além das lagoas Miscanti e Miñiques.
LEIA TAMBÉM: “O lado B do deserto: 3 trilhas alternativas no Atacama, no Chile”
Para esta reportagem, o Viagem em Pauta ficou hospedado no Tierra Atacama, hotel conhecido por suas instalações que convidam o hóspede a apreciar o lado de fora. Esse hotel-boutique com pegada aventureira é conhecido pelo cardápio de excursões incluídas nas diárias. Assim, o hóspede não tem que se preocupar com detalhes como traslado, pagamento de ingressos, nem alimentação.
Sob o conceito de Spa Aventura, o hotel alia hotelaria superior e passeios fora do circuito turístico tradicional.
Outro destaque é a gastronomia com foco em ingredientes nacionais.
Durante a semana em que estive hospedado por lá, o cardápio contou com opções como pastel de jaiba (crustáceo da costa chilena), carne de lebre e peixes do arquipélago de Juan Fernández (tudo harmonizado com vinhos da vinícola Matetic, inclusos nas diárias).
Como uma espécie de extensão do ambiente externo, os quartos do Tierra são construções que se camuflam no cenário e, ao mesmo tempo, trazem o deserto para mais perto do hóspede, como as portas deslizantes de vidro com vista do vulcão Licancabur e banheiros revestidos em ardósia fria, com opção de ducha externa.
VEJA VÍDEO DO SALAR DO ATACAMA
SAIBA MAIS
Tierra Hotels
www.tierrahotels.com
LEIA TAMBÉM: “Como é se hospedar num hotel remoto na Patagônia chilena”
Seja o primeiro a comentar