Rio de Janeiro ganha nova trilha oceânica

No último domingo, 13 de abril, durante as comemorações dos 15 anos de criação do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), o Rio de Janeiro ganhou o primeiro trecho oceânico da Trilha Transcarioca.

Com 180 km de extensão, a Transcarioca é uma trilha de longo curso que sai da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, e termina no Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar, na Zona Sul.

Com a incorporação da trilha na Ilha Comprida, uma das quatro grandes ilhas que formam o MONA Cagarras, a caminhada agora avança para o mar.

Assim como detalha Breno Herrera, gerente da GR4 do Sudeste do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a trilha será sobre costão rochoso e em pequenas áreas da Mata Atlântica insular.

A caminhada de 1 km de extensão, que tem previsão de uso a partir de agosto, terá nível médio de dificuldade e contará com desembarque molhado, ou seja, será necessário entrar no mar para dar início à trilha.

Vista aérea das Ilhas Cagarras (foto: Fernando Moraes/Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “Caminhos das Ararunas: como é fazer a maior trilha do Nordeste”

Em nota enviada ao Viagem em Pauta, Herrera conta também que ainda estão sendo finalizados alguns ajustes, como a forma de visitação a ser adotada “que deve ser um modelo autoguiado, onde o visitante possa, por exemplo, contratar um guia na colônia Z13 ou escolher uma das empresas que já operam o turismo e são credenciadas pelo MONA Cagarras para transportar os visitantes”.

A partir daí, a pessoa chega até a Ilha Comprida, faz o desembarque e se conecta com o trecho insular da Transcarioca, seguindo toda a sinalização.

“Trabalhamos muito para conhecer e proteger a rica biodiversidade do arquipélago, ordenar e melhorar as experiências dos visitantes, reduzindo seus impactos negativos”, comemora Tatiana Ribeiro, Chefe da Unidade de Conservação.

De acordo com o ICMBio, esta trilha oceânica foi desenhada há muitos anos, junto com os diversos conselheiros da UC, e é uma iniciativa prevista no Plano de Manejo e no Plano de Uso Público do MONA Cagarras. Está em conclusão a sinalização da trilha e a elaboração de placas interpretativas, além do trabalho final de credenciamento dos condutores que estarão autorizados a levar os turistas até a Ilha Comprida.

mountain range and body of water
Florencia Potter / Pexels.com

Mais festas no Rio de Janeiro

A inauguração da trilha contou também com uma exposição de exemplares da fauna marinha do MONA Cagarras, como estrelas-do-mar, esponjas e até um tubarão, cedidos pelo acervo do Museu Nacional; e uma mostra fotográfica e reprodução das ilhas em maquetes, em parceria com o Projeto Ilhas do Rio/Instituto Mar Adentro e Instituto Mar Urbano.

O dia foi marcado também pela entrega da primeira embarcação do MONA Cagarras, uma lancha inflável cabinada com capacidade para até 13 pessoas, adquirida pelo ICMBio com recursos de compensação ambiental.

Em nota, a instituição informou que o objetivo da aquisição é dar maior autonomia e ampliar a presença institucional na Unidade para melhorar a gestão no local.

O MONA Cagarras é considerado o maior ninhal de fragatas do Atlântico Sul, com cerca de 10 mil aves apenas desta espécie.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*