Getson Luís/Divulgação
A Unesco aprovou a nomeação de dois novos geoparques no Brasil, ampliando para 177 o número de locais que participam da Rede Global de Geoparques, em 46 países.
Eduardo Vessoni
Criado com o objetivo de melhorar e conservar áreas de importância geológica na história da Terra, um geoparque abriga paisagens e formações geológicas que testemunham a evolução do planeta.
Unsplash
É uma área geográfica com locais e paisagens de significado geológico internacional, “gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável”.
Unsplash
Um dos novos geoparques brasileiros reconhecido pela ONU é o Caminhos dos Cânions do Sul, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
Eduardo Vessoni
É ali na Serra Geral que fica essa impressionante sequência de montanhas esculpidas que deram origem a cânions profundos em destinos como Cambará do Sul (RS) e Jacinto Machado (SC).
Roni Bittencourt
A região é conhecida pelas trilhas nos cânions Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, e no Fortaleza, o mais profundo e extenso deles, no Parque Nacional da Serra Geral.
Eduardo Vessoni
Já o Nordeste ganhou seu segundo geoparque reconhecido pela ONU, o Geoparque Global Seridó, localizado em 6 cidades potiguares.
Eduardo Vessoni
A 150 km de Natal (RN), o Seridó é o registro de cerca de 600 milhões de anos da história da Terra, em atrativos como sítios arqueológicos, cânions e trilhas.
Eduardo Vessoni
O Seridó tem trilhas curtas no Sítio Arqueológico Xiquexique, a 3,5 km de Carnaúba dos Dantas, e no geossítio Serra Verde, em Cerro Corá, famoso por suas geoformas rochosas e pinturas rupestres.
EMPROTUR/Divulgação
Eduardo Vessoni
Eduardo Vessoni
foto: Creative Commons