10 praias em Florianópolis fora da muvuca

O número exato de praias de Florianópolis não é unanimidade.  Uns dizem que são 42, outros juram que chegam a 100.

Creative Commons

Mas, ao longo dos seus quase 420 km², entre ilha e continente, o destino garante opções para todos os estilos de banhistas.

Eduardo Vessoni

Confira 10 praias da capital de Santa Catarina para fugir da muvuca das faixas de areia lotadas e dos beach clubs do setor norte da ilha.

Eduardo Vessoni

Ilha do Campeche

Com acesso diário controlado, a ilha tem inscrições rupestres, trilhas e mergulhos em águas cristalinas.

Intelbras/Divulgação

Naufragados

A 40 km do Centro, essa praia fica em área de preservação do Parque Estadual do Tabuleiro. Seu acesso é apenas por barco ou por um trilha de três quilômetros, aproximadamente.

Intelbras/Divulgação

Creative Commons

Da Solidão

Oficialmente, chamada Praia do Rio das Pacas, tem mar agitado e areias claras em meio à natureza intocada. Entre a Costa de Dentro e o Saquinho, é considerada uma das mais belas de Santa Catarina.

Intelbras/Divulgação

Creative Commons

Praia do Saquinho

A trilha para essa praia começa na Praia da Solidão, uma caminhada fácil marcada por costões e trechos de Mata Atlântica que também dá acesso à Praia de Naufragados.

Creative Commons

Lagoinha do Leste

Essa praia no sul da ilha é uma das mais desertas, com acesso apenas por barco ou por trilhas puxadas, como as que partem do Pântano do Sul (1h de caminhada) ou da Praia do Matadeiro (3h).

Creative Commons

Armação

Essa praia, cujo nome vem da época da caça a baleias, no século 18, fica a 25 km do Centro, ao lado do Parque Municipal da Lagoa do Peri, onde dá para ver baleias franca, entre julho e novembro.

Eduardo Vessoni

Pântano do Sul

Tradicional ponto de pesca de tainha, essa praia extensa tem mar calmo e abriga também registros arqueológicos que datam de 4.500 anos.

Eduardo Vessoni

Matadeiro

Frequentada por locais e boa para surfe, seu nome é da época em que o local servia de abate de baleias.  Felizmente, hoje, a única interação com os cetáceos é a sua observação, entre  julho e novembro.

Eduardo Vessoni

Ribeirão da Ilha

De águas calmas e a 27 km do Centro, é procurada para prática de caiaque e SUP. É também um dos mais famosos polos gastronômicos do estado, devido à criação de ostras.

Eduardo Vessoni

Santo Antônio de Lisboa

A 14 km do Centro, no distrito homônimo, essa praia fica na 1ª vila da ilha e tem construções açorianas, como a primeira rua com calçamento do estado.

Eduardo Vessoni

APOIE O JORNALISMO PROFISSIONAL

Eduardo Vessoni

+ web stories

foto: Creative Commons