30 anos sem Freddie Mercury

veja endereços famosos

Dennis Jarvis/Wikimedia Ccommons

Há três décadas, em 24 de novembro de 1991, Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, morria em Londres, aos 45 anos.

foto: Pixabay

Farrokh Bulsara, nome de batismo do cantor, nasceu em Zanzibar, ilha que hoje pertence à Tanzânia, na costa leste da África.

foto: Unsplash

Desde 2019, a ilha abriga o primeiro museu dedicado ao artista, o "Freddie Mercury Museum - Zanzibar".

Reprodução/Facebook

Aos 8 anos, foi enviado para estudar em Mumbai, antiga Bombaim, na Índia. Mercury foi aluno da St Peter’s School, entre 1958 e 1962.

freddiemercury.com/Reprodução

De volta à África, aos 17 anos, Mercury se mudaria com a família para Londres, por conta da Revolução Civil de Zanzibar de 1964.

Divulgação

Na capital inglesa, estudou na antiga Ealing Art College, atualmente, uma faculdade da University of West London, onde se graduou em Arte e Design Gráfico.

Roger Green/WIkimedia Commons

Trabalhou como vendedor de roupas no Mercado Kensington, com sua então namorada Mary Austin, e foi também atendente no Aeroporto Heathrow.

foto: Domínio Público

Em Londres, Freddie Mercury conheceu os amigos com quem fundaria a banda Queen, em 1970: Roger Taylor (bateria), Brian May (guitarrista) e John Deacon (baixista).

Creative Commons/Flickr

O primeiro álbum foi ‘Queen’, lançado em 1973. Na mesma década, a banda já fazia turnês na Europa, Estados Unidos e Japão.

Eduardo Vessoni

Dia do Rock, 13 de julho é uma homenagem ao famoso show que a banda fez no Wembley Stadium, em Londres, em 1985, conhecido como a “Woodstock dos anos 1980”.

Reprodução/Facebook

No Brasil, a banda se apresentou no Estádio do Morumbi (SP), em 1981, e no Rock in Rio, em 1985, quando Freddie Mercury usou esse figurino.

Eduardo Vessoni

Apaixonado por ópera, Mercury se encontrou com Montserrat Caballé no Ritz Hotel, em Barcelona, em 1987, para acertar os detalhes da bem sucedida parceria com a cantora lírica na canção ‘Barcelona’.

Creative Commons

Localizado no interior do antigo Casino Montreux, o Queen: The Studio Experience Montreux recria fielmente as salas do Mountain Studios, estúdio onde a banda gravou alguns de seus álbuns.

Divulgação

De 1979 a 1993, o Queen foi proprietário do Mountain Studios, em Montreux, na Suíça, adquirido quando a banda voltou à cidade para a pós-produção do álbum ao vivo “Live Killers”.

Divulgação

O acervo tem objetos como o círculo no chão que indica o ponto exato em que o cantor gravou seu último vocal, em maio de 1991, em“Mother Love”.

Eduardo Vessoni

No Mountain Studios, o Queen gravou sete álbuns, incluindo sucessos como “Innuendo”, de 1991, e “Made in Heaven”, trabalho que Freddie Mercury não chegou a ver concluído em vida, lançado em 1995.

Eduardo Vessoni

Montreux abriga também uma estátua de bronze de três metros, feita pela artista checa Irena Sedlecka, na Place du Marché, às margens do Lago Léman.

Eduardo Vessoni

"Duck House" era a casa de veraneio de Freddie Mercury na Suíça e foi usada para ilustrar a capa do álbum “Made in Heaven”, lançado em 1995.

Já a Garden Lodge, no bairro de South Kensington, em Londres, foi a mansão onde o cantor viveu de 1980 até sua morte, em 1991.

Wikimedia Commons

Em setembro de 2021, no 50º aniversário da banda, foi aberta na Carnaby Street, em Londres, uma loja pop up que ficará aberta por apenas três meses.

www.queenonline.com

+ web stories

Eduardo Vessoni