A brasileira que salvou judeus dos nazistas
No Dia Internacional da Mulher, o Viagem em Pauta homenageia Aracy de Carvalho Moebius, a brasileira que salvou judeus dos nazistas.
Conhecida como Justa, a paranaense Aracy era secretária no consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha.
Foi ali que Justa conheceu o cônsul adjunto (e escritor) João Guimarães Rosa, com quem se casaria mais tarde.
Justa facilitou a fuga de judeus perseguidos pela política cada vez mais restritiva na Alemanha de Hitler e no Brasil de Getúlio Vargas.
Aracy chegou a alterar documentos, distribuir alimentos em tempos de racionamento e transportar, ilegalmente, judeus em seu carro.
Por salvar judeus da “deportação e do extermínio”, Aracy recebeu do Museu do Holocausto de Jerusalém (Yad Vashem) o título de “Justa entre as Nações”, em 1983.
Ainda sem previsão de estreia por conta da pandemia, a série ‘O Anjo de Hamburgo’ (Globo) contará a história de Justa.
A série foi gravada em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, e tem nos papeis principais Sophie Charlotte (Justa) e Rodrigo Lombardi (Guimarães Rosa).
Dirigida por Jayme Monjardim, terá dez capítulos e elenco de diferentes nacionalidades como Peter Ketnath (Alemanha), Sivan Mast (Israel) e Izabela Gwidzak (Polônia).
Doutora em História e pesquisadora da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, em Paris, a autora contextualiza as duas principais histórias na Hamburgo e na São Paulo do final dos anos 30.