Conheça o puma da Patagônia

Maior felino do Chile, o puma é um dos animais mais famosos do Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia.

Os guanacos são o principal alimento dos pumas, animais fundamentais para o equilíbrio do ecossistema patagônico, pois fornecem comida para espécies necrófilas como o condor.

foto: Deensel / Flickr

O puma é um dos maiores felinos do mundo, assim como o leão, o tigre e a onça-pintada.

Diferente de outros felinos, o puma não ruge, mas mia como um gato, por isso ele não faz parte do gênero panthera.

O puma habita principalmente regiões montanhosas, do Canadá à Patagônia, cuja geografia do Parque Nacional Torres del Paine oferece refúgio entre rochas e esconderijo para caçar.

Um puma pode chegar a pesar até 100 kg e é conhecido por sua pelagem de tom cinza avermelhado, favorecendo sua camuflagem para a caça.

foto: Eduardo Vessoni

Em estado vulnerável, o puma tem uma expectativa de vida de cerca de 10 anos. Atualmente, o Parque Nacional Torres del Paine tem de 50 a 100 indivíduos.

Raro de ser avistado, o puma pode surpreender visitantes como essa família que o Viagem em Pauta encontrou durante visita a Torres del Paine.

foto: Eduardo Vessoni

Em 8 meses de trabalho no hotel Tierra Patagonia, a guia de expedição havia visto apenas 5 vezes aquele bicho tímido que habita a Patagônia.

foto: Eduardo Vessoni

A 25 km do PN Torres del Paine, o Tierra Patagonia é daqueles hotéis em áreas remotas que colocam o hóspede na natureza selvagem.

Com arquitetura inspirada nas formas criadas pelo vento, o hotel é uma construção horizontal de vidros e madeiras de lenga.

edição: Eduardo Vessoni fonte e fotos: Tierra Patagonia