Unsplash

Destinos incríveis para entender a história de Napoleão

Seja lá qual for a sua opinião sobre o novo filme de Ridley Scott, conhecer a biografia de Napoleão Bonaparte é sempre uma viagem.

Divulgação

O diretor britânico lançou, recentemente, esse filme histórico sobre a luta de Napoleão (Joaquin Phoenix) pelo poder e sua conturbada relação com Josephine (Vanessa Kirby).

Divulgação

E acompanhar uma cinebiografia do militar que aterrorizou a Europa é viajar sem sair de casa.

Domínio Público

CÓRSEGA (França)

Nascido nessa ilha do Mediterrâneo, Napoleão costumava brincar de guerra com seu irmão mais velho, na casa dos Bonaparte, hoje, um museu aberto à visita pública.

Unsplash

TOULON (França)

Aos 24 anos, o jovem capitão Napoleão libertou o porto dessa cidade na Riviera Francesa, na época, sitiada pelos ingleses.

Unsplash

LODI (Itália)

Foi nessa comuna no norte da Itália que Napoleão liderou sua primeira investida contra os austríacos, entre 1796 e 1797.

Unsplash

EGITO

De fato, Napoleão esteve no país, em 1798, para impedir a influência dos ingleses na região, mas não atirou nas pirâmides, como faz o personagem de Joaquin Phoenix no cinema..

Unsplash

SAINT-CLOUD (França)

Após o Golpe de Estado do 18 de Brumário, em 1799, que marcou o início da era napoleônica, Bonaparte fixou residência no Castelo de Saint-Cloud, perto de Paris.

Unsplash

NOTRE-DAME (França)

Diante de cerca de 12 mil pessoas, Napoleão foi coroado imperador nessa catedral em Paris, no dia 2 de dezembro de 1804.

Unsplash

MILÃO (Itália)

O militar instituiu o Reino da Itália, o 1º estado napoleônico fora da França, onde foi coroado rei, em Milão, em 26 de maio de 1805.

Unsplash

COMPIÈGNE (França)

Em 1810, foi morar nesse castelo com sua 2ª esposa, Maria Luísa de Habsburgo, com quem teve um filho.

Wikimedia Commons

MOSCOU (Rússia)

Em 1812, na Invasão da Rússia, Napoelão não só viu Moscou arder em chamas como também acompanhou o enfraquecimento da hegemonia francesa na Europa e teve sua fama militar abalada.

Unsplash

FONTAINEBLEAU (Norte da França)

Com a Paris invadida por inimigos, em 1814, Napoleão se refugiou no Castelo de Fontainebleau, onde assinou sua abdicação e de onde partiu para seu exílio, na Ilha de Elba, na Itália.

Unsplash

Após 9 meses de exílio, conseguiu fugir e desembarcar na costa francesa, dando início aos Cem Dias de Napoleão. O período marca o último grande conflito das Guerras Napoleônicas, quando suas tropas foram derrotadas pelo exército anglo-prussiano, na Batalha de Waterloo, na Bélgica, em 18 de junho de 1815.

Unsplash

SANTA HELENA

Esse Território Ultramarino Britânico, a cinco dias de navio da África do Sul, foi outro exílio de Napoleão e sua última morada.

Divulgação

PARIS (França)

Seus restos mortais estão na capital francesa, desde 1861, no Palácio dos Inválidos.

Wikimedia Commons