Horto e Cantareira serão cedidos à iniciativa privada
O Parque Estadual da Cantareira e o Horto Florestal, na Zona Norte de São Paulo, terão suas áreas de uso público cedidas à iniciativa privada por 30 anos.
foto Solange Rennó/Flickr
É o que propõe o edital do governo, com o objetivo de fomentar o ecoturismo como atividades de lazer e esporte no Horto Florestal, e visitação ao mirante da Pedra Grande, na Serra da Cantareira.
Renan William Candido WIkimedia Commons
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o vencedor deverá “revitalizar e modernizar a estrutura, diversificar a oferta de serviços, além de gerenciar e fortalecer a conservação ambiental”.
foto: Sturm/ Wikimedia Commons
De acordo com a SIMA, as concessões devem resultar em um investimento de cerca de R$ 45,5 milhões.
foto: Helena Domingos/ Wikimedia Commons
Tarcila Reis Jordão subsecretária de Parcerias do Estado de São Paulo
“
As concessões permitem a retomada do turismo e da economia, com novas oportunidades de investimentos aliadas à preservação ambiental, serviços de ecoturismo e lazer"
A Cantareira é uma das maiores áreas de mata nativa do mundo em área metropolitana e tem trilhas de 920 metros (Trilha das Figueiras) a quase 10 km, como a Trilha da Pedra Grande.
foto Solange Rennó/Flickr
Muitas vezes confundido com um parque urbano, o Horto Florestal é uma das poucas opções de lazer em ambiente natural na região em que está inserido e tem museu, trilhas e núcleo de educação ambiental.
foto:Rcezar87 Flickr
A iniciativa já é conhecida em outras áreas de preservação no Brasil, como Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha e a Chapada dos Veadeiros.
foto: Eduardo Vessoni