Florianópolis
ILHA DO CAMPECHE
A Ilha do Campeche tem uma única praia, cuja localização estratégica voltada para o continente garante mar calmo, areias brancas e tons que vão do verde ao turquesa.
Embora o turismo na ilha tenha sido paralisado pela pandemia, o local recebe embarcações turísticas que saem das praias da Armação (30 minutos de navegação) ou da Praia do Campeche (5 minutos).
O acesso à ilha é controlado. Diariamente, 800 pessoas podem visitar Campeche na alta temporada (de dezembro a março) e 770 pessoas/dia, na baixa temporada.
A ilha é também sítio arqueológico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e abriga a maior concentração de gravuras rupestres do litoral brasileiro.
ENERGIA LIMPA
Recentemente, a ilha passou a utilizar painéis fotovoltaicos como fonte de energia para iluminação 24 horas por dia, conservação de alimentos perecíveis e uso de equipamentos eletrônicos.
Com tecnologia Intelbras Off Grid, os 18 painéis alimentam 48 baterias. Quando não há luz solar, durante a noite, o conjunto mantém a rede funcionando normalmente e alimenta também equipamentos.
Campeche fica aberta das 9h às 17h. Após esse horário, a ilha é exclusividade dos que se hospedem nas instalações da associação que mantém um local para até 70 pessoas.
fotos: Intelbras / IPHAN / ACOMPECHE / Rodrigo Soldon-Flickr edição: Eduardo Vessoni