Projeto Baleia Jubarte
É nessa época do ano que as exibidas e curiosas baleias-jubarte circulam pelo litoral do Brasil.
Unsplash
Após temporada de alimentação na Antártica, esses cetáceos seguem em direção a águas mais quentes e tranquilas para acasalamento e amamentação de filhotes na costa brasileira.
Unsplash
Para proteger filhotes de predadores, as baleias buscam águas rasas e perto da costa, garantindo assim a alegria de turistas e moradores de diversas cidades, entre o Sul e o Nordeste do Brasil.
Unsplash
Mas por que tantas baleias têm sido vistas no Brasil, ano após ano?
Unsplash
A proibição de caça, a partir de 1966, é um dos benefícios não só para as baleias, mas também para toda uma cadeia econômica que gira em torno do turismo de observação desses animais.
Unsplash
"A gente passou de um momento que estava fazendo a gestão da escassez da jubarte e passamos para a gestão da abundância. Então agora as preocupações mudam.”
Eduardo Camargo coordenador do Projeto Baleia Jubarte
Uma das medidas é a capacitação de operadores turísticos, devido aos riscos de atropelamentos e de outras atividades que possam impactar os animais, como a pesca, por exemplo.
Projeto Baleia Jubarte
Mas as condições geográficas do Brasil também atraem baleias para a costa do país.
Com águas rasas, mornas e sem ondas, a região do sul da Bahia, por exemplo, é um dos lugares que as mães baleias escolhem para criar os recém-nascidos.
Enrico Marcovaldi/Miramundos
Projeto Baleia Jubarte
No início de maio, as primeiras jubartes foram vistas em Ilhabela (SP) e Arraial do Cabo (RJ), só para citar alguns destinos da costa com passeios de observação de baleias.
Unsplash
Unsplash
Enrico Marcovaldi/Miramundos
foto: Creative Commons