Arquivo Pessoal
Maria Alice Vergueiro atuou no Teatro Oficina, trabalhou com Augusto Boal e foi uma das fundadoras do grupo Ornitorrinco.
Arquivo Pessoal
Mas o “tapa na pantera” da carreira foi um vídeo sobre uma senhora que fumava “unzinho”, há 30 anos, sem pular um dia sequer.
Arquivo Pessoal
Dirigido por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes, o vídeo de pouco mais de 3 minutos completa 18 anos que foi ao ar.
Arquivo Pessoal
ESMIR FILHO - CINEASTA
Quando ela abriu a porta, já estava com o cachimbo na mão e vestida daquele jeito, no personagem. E a gente começou a fazer perguntas e foi ficando hilário.”
Em uma das entrevistas, a atriz lembrou que o roteiro foi fruto de uma improvisação de 1h de duração, falando o que vinha à cabeça.
Arquivo Pessoal
Enquanto o vídeo era inscrito em festivais de curtas, em 2006, uma versão vazou na internet e Esmir começou a receber links do então desconhecido YouTube.
Unsplash
Em poucos dias, ‘Tapa na Pantera’ era visto “por mais de 235 mil internautas”, um sucesso inesperado que fez Maria Alice se sentir uma “musa cult”.
Unsplash
ESMIR FILHO - CINEASTA
Por conta desse vídeo, Maria Alice comprou até um computador. Ela era a diva desse mundo [viral] e conviveu muito bem com isso. Ela foi chamada para fazer muita coisa depois disso.”
Na época, o curta foi visto também em festivais de cinema como o Kinoforum, em São Paulo, e o de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Unsplash
Para Esmir, o vídeo quebrava um tabu, em uma época em que “as coisas [na internet] eram mais leves”. E se hoje soa atual é porque “as pessoas o atualizam e o revivem”.
Unsplash
ESMIR FILHO - CINEASTA
Foi tudo espontâneo e a gente só percebeu depois que era um vídeo político na sua forma de fazer rir.”
No momento, Esmir está na fase de montagem de Homem com H, cinebiografia sobre Ney Matogrosso que tem previsão de lançamento, em 2025.
Unsplash
São Paulo
São Paulo
São Paulo