esde que foi aberto, há mais de duas décadas, o Museu do Café é um dos endereços turísticos mais visitados de Santos, no litoral sul paulista.
Mais do que espaço de pesquisa e documentação da bebida mais popular do Brasil, cujos grãos nacionais já chegaram a representar 75% da produção mundial, o museu é uma viagem visual e sensorial pelo mundo do café, através de objetos, documentos e recursos audiovisuais.
Além de exposições temporárias e permanentes dedicadas ao assunto, o Museu do Café abre suas portas para que o visitante conheça o belo Salão do Pregão, onde eram realizadas as negociações das sacas de café, e salas temáticas, como as dedicadas às fazendas paulistas e à publicidade cafeeira.
Uma das experiências mais simpáticas é o Centro de Preparação de Café (CPC), um espaço para cursos de baristas, oficinas e até atividades práticas para o visitante ser um especialista em café por um dia.
LEIA TAMBÉM: “Aventura com arte: o que fazer em Cunha (SP)”
VEJA VÍDEO
LEIA TAMBÉM: “São Paulo: 10 destinos turísticos para conhecer perto de casa”
O Museu do Café fica no edifício da Bolsa Oficial do Café, inaugurado em 1922 com o objetivo de centralizar e organizar as operações cafeeiras da época.
Símbolo do ciclo do café e tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2012, essa construção de estilo arquitetônico eclético passará por um serviço de recuperação e manutenção das fachadas.
O investimento de quase R$ 3 milhões provém de recursos do Ministério Público de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O trabalho, que tem projeto executivo das obras aprovado pelo IPHAN, é considerado “a intervenção mais significativa no edifício desde o restauro integral realizado em 1997, que resultou na implantação do Museu do Café”.
Por meio de nota enviada ao Viagem em Pauta pela assessoria de comunicação do Iphan, o instituto informou que a recuperação contemplará a Torre do Relógio e todas as fachadas do edifício, localizado nas ruas XV de Novembro, Frei Gaspar e Tuiuti.
Porém as intervenções, que devem seguir até maio do ano que vem, não impedirão as visitas ao museu, que acontecerão de quinta a domingo, das 11h às 17h.
LEIA TAMBÉM: “Veleiro faz viagem exclusiva entre Ubatuba e Ilhabela, no litoral de São Paulo”
VEJA FOTOS
VEJA TAMBÉM: “Cinco fazendas históricas do interior de São Paulo que valem a visita”
[stextbox id=”servico”]
SAIBA MAIS
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico de Santos (SP)
tel.: (13) 3213-1750
de quinta a domingo, das 11h às 17h
ingresso: R$ 10 (grátis aos sábados)
www.museudocafe.org.br
[/stextbox]
Seja o primeiro a comentar