Mas entre construções monocromáticas se esconde um mundo colorido que nem de longe lembra aquele cenário sisudo da capital belga.
Bruxelas é considerada a “capital mundial das histórias em quadrinhos” e tem um roteiro autoguiado com mais de 60 murais que homenageiam personagens criados na Bélgica como os Smurfs e Lucky Luke.
CONHEÇA O ROTEIRO
Capital mundial das histórias em quadrinhos
Mais do que arte de rua em forma de histórias em quadrinhos que se misturam à arquitetura medieval da cidade, esses trabalhos começaram a ganhar muros e paredes laterais de edifícios, nos anos 90, a partir de um projeto em que a prefeitura cedia espaços para fins publicitários, em troca de apoios financeiros de empresas para que os desenhos fossem realizados.
Considerados a Nona Arte, os quadrinhos estão por todos os lados. E não é só na rua.
Bruxelas abriga também o Belgium Comic Strip Center, espécie de meca dos quadrinhos, onde os visitantes percorrem a história dos HQs em ambientes que recontam a trajetória dessa manifestação artística como arte rupestre, desenhos do Egito Antigo e cenários de personagens belgas famosos, como os pequenos e azulados Smurfs, de 1958.
SAIBA MAIS: “Capital mundial das histórias em quadrinhos, Bruxelas tem roteiro para fãs de HQs”
Seja o primeiro a comentar