Bruxelas No Instagram Últimas Viagens

Conheça a capital mundial das histórias em quadrinhos

Quem visita Bruxelas se perde em um mundo de cervejas, chocolates e batatas fritas (só para citar alguns símbolos desse país espremido entre a França, Holanda e Alemanha).

Moof, em Bruxelas (foto: Ravi Sarma/Flickr-Creative Commons)

Mas entre construções monocromáticas se esconde um mundo colorido que nem de longe lembra aquele cenário sisudo da capital belga.

Bruxelas é considerada a “capital  mundial das histórias em quadrinhos” e tem um roteiro autoguiado com mais de 60 murais que homenageiam personagens criados na Bélgica como os Smurfs e Lucky Luke.

CONHEÇA O ROTEIRO

Capital mundial das histórias em quadrinhos

Mais do que arte de rua em forma de histórias em quadrinhos que se misturam à arquitetura medieval da cidade, esses trabalhos começaram a ganhar muros e paredes laterais de edifícios, nos anos 90, a partir de um projeto em que a prefeitura cedia espaços para fins publicitários, em troca de apoios financeiros de empresas para que os desenhos fossem realizados.

Considerados a Nona Arte, os quadrinhos estão por todos os lados. E não é só na rua.

Bruxelas abriga também o Belgium Comic Strip Center, espécie de meca dos quadrinhos, onde os visitantes percorrem a história dos HQs em ambientes que recontam a trajetória dessa manifestação artística como arte rupestre, desenhos do Egito Antigo e cenários de personagens belgas famosos, como os pequenos e azulados Smurfs, de 1958.

foto: Visit Brussels/Reprodução

SAIBA MAIS: Capital mundial das histórias em quadrinhos, Bruxelas tem roteiro para fãs de HQs”

Deixe um comentário