No próximo dia 30 de janeiro, o Parque Estadual da Cantareira completa 60 anos de criação.
Por isso, para celebrar a data, essa área de remanescentes de Mata Atlântica, considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, terá programação especial neste final de semana.
No sábado e domingo, 28 e 29 de janeiro, o público será recebido com atividades gratuitas, como caminhada guiada e aulas de ioga e de funcional na Pedra Grande, um dos mirantes naturais mais exclusivos na capital paulista.
Desde abril do ano passado, a Floresta Cantareira é administrada pela Urbia Gestão de Parques, concessionária que cuida também da gestão de outras áreas verdes em São Paulo, como o Ibirapuera e o Horto Florestal.
Criada em 2019, a Urbia é responsável ainda pelas áreas de visitação dos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS); e, recentemente, venceu a licitação de concessão da visitação no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE 60 ANOS DA CANTAREIRA
Aula de ioga
sábado, 28 de janeiro, das 10h às 11h
A atividade será conduzida pela instrutora Sandra Ladwig, na Pedra Grande, afloramento rochoso de granito que serve como mirante natural a 1.010 m de altitude, aproximadamente.
O público, que deverá levar seu próprio tapete para a prática da modalidade, poderá conhecer um pouco sobre técnicas de fortalecimento do corpo e da mente, além de exercícios de respiração, postura e meditação.
Trilha guiada
A caminhada até a Pedra Grande será acompanhada por educadores ambientais da Urbia.
O passeio, cujo ponto de encontro será na entrada da trilha, logo após a bilheteria do parque, será realizado no sábado (28) e no domingo (29), em dois horários: das 10h30 às 12h e das 14h30 às 16h.
Aliás, essa área de 7.900 hectares, entre os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, tem 14 opções de trilhas, incluindo a de Mountain Bike, da Cachoeira e da Jaguatirica, entre outras.
Atualmente, a Floresta Cantareira está dividida em três núcleos: Pedra Grande e Engordador, ambos na capital paulista, e Águas Claras, em Mairiporã.
Com opções de caminhadas que vão de 320 metros a 7,4 km de extensão, as trilhas têm diferentes graus de dificuldade e podem ser realizadas de quarta a domingo e feriados, nos núcleos da capital; e aos sábados, domingos e feriados, no Águas Claras, em Mairiporã.
VEJA TAMBÉM: “Conheça as trilhas na Floresta Cantareira”
Aula de funcional
domingo, 28 de janeiro, das 10h às 11h
A professora Andrea Schaidt conduzirá uma aula de funcional na Pedra Grande, afloramento rochoso de granito que serve como mirante natural a 1.010 m de altitude, aproximadamente.
A aula englobará atividades físicas que trabalham o corpo todo, baseando-se em movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar e agachar, desenvolvendo força, equilíbrio e resistência no praticante.
Como chegar
Quem vai de transporte público conta com linhas de ônibus saindo das estações de metrô Santana e Parada Inglesa.
A administração do parque recomenda tomar uma das seguintes linhas: 2020/10 Metrô Parada Inglesa — Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana – Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana – Vila Albertina.
Como circular
Nesse final de semana de celebração do aniversário, o parque oferecerá também serviço de transporte até a Pedra Grande, com embarque e desembarque a cada 30 minutos.
A van irá funcionar entre 8h e 17h e o bilhete (R$ 20) pode ser adquirido diretamente no local. Já a entrada para o parque (R$ 30) está disponível pelo site.
LEIA TAMBÉM: “Caminhos do Mar, no ABC paulista, ganha passeios de caiaque e SUP”
Seja o primeiro a comentar