A 140 km da capital paulista, Socorro é daqueles destinos com opções para todos os perfis de viajantes.
Conhecido também como “Cidade da Aventura”, por conta da variedade de atividades do gênero, o destino é também um dos maiores polos de malhas de São Paulo, tem turismo etílico em alambiques de áreas rurais e abriga uma das maiores cavernas de granito do Brasil.
Neste post, listamos alguns patrimônios históricos que reforçam o potencial cultural da cidade.
“Os nossos principais atrativos são as atividades de aventura, a natureza e o patrimônio histórico. Os turistas ficam encantados com os prédios antigos bem preservados e ainda podem ser conhecidos por passeios no centro histórico”, desvrece Guilherme Salles de Campos, designer e fundador do CONDEPACNAS (Conselho de Defesa do Patrimônio Arquitetônico Cultural e Natural de Socorro).
A maioria dessas construções fica no centro histórico, chamado de “museu ao ar livre”, e sugere um passeio pelas ruas para conhecer um pouco da trajetória de Socorro.
A cidade é um dos nove municípios que formam o Circuito das Águas Paulista, na Serra da Mantiqueira, assim como Águas de Lindoia, Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.
O roteiro é conhecido também por abrigar cidades temáticas como a “Capital Nacional da Água Mineral”, “Capital Brasileira do Termalismo” e “Capital Nacional das Flores”.
SAIBA MAIS: “Conheça o Circuito das Águas Paulista”
ATRATIVOS HISTÓRICOS DE SOCORRO
Portal Lions
Socorro é considerada o portal do Circuito das Águas Paulista, cujo marco é essa construção de 1985, na entrada de quem vem da vizinha Lindoia.
A cidade abriga também o portal Colonial, de 2022, que fica na direção de quem vem de Bragança Paulista.
Cine Cavaliere Orlandi
Esse cinema de rua foi construído em 1942 e hoje é administrado pela terceira geração da família Orlandi.
De ares históricos, o local costuma projetar filmes comerciais e dublados. No dia do fechamento deste texto, o cinema tinha em cartaz títulos como “Besouro Azul” e “Megatubarão 2”.
LEIA TAMBÉM: “O que fazer em Socorro (SP)”
Antiga Estação Ferroviária
Esse prédio histórico de estilo inglês data de 1909 e foi construído pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Para receber o atual Centro Cultural Movimento, passou por uma reforma que manteve as estruturas originais, como as grossas paredes de alvenaria e o antigo madeiramento do telhado.
Outro ponto turístico é a Maria Fumaça 208, que passou pela região até meados dos anos 60 e foi instalada pela Companhia Mogiana, com a função de escoar todo café produzido.
Igreja Matriz
Erguida no mesmo local onde um dia esteve a capela em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de 1829, a atual Igreja Matriz da cidade foi erguida em estilo eclético e em alvenaria de tijolo, em 1924.
A construção abriga um sino de 250 kg com nome de Sagrado Coração de Jesus e outro de 180 kg, cujo nome é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
VEJA TAMBÉM: “Caverna do Quebra Corpo é atividade de aventura no interior de São Paulo”
Bonaserata. Sou santista e conheço Socorro. Costumo dizer que é a cidade que mais gostei entre as conhecidas pelo i retiro de SP/ MG e o entorno carioca de Visconde de Mauá e Parque Nacional do Itatiaia. Extremamente bem cuidada e bela. Faço muita propaganda e adoro o visual do Cristo. Congratulations.