Para comemorar suas cinco décadas de existência, a editora Lonely Planet publicou, recentemente, uma lista com 50 destinos para “50 anos de viagem”.
Dividido por temas como “Países”, “Regiões” e “Sustentabilidade”, essa empresa fundada na Austrália, em 1973, pelo casal Maureen e Tony Wheeler, fez suas apostas para 2024, indicando destinos turísticos em (quase) todos os continentes do planeta.
A lista vai desde os mais conhecidos, como o Chile e o Canadá, até os mais diferentões, como os complexos (e lindos) Paquistão, Índia e Mongólia. Infelizmente, na lista da Lonely Planet, o Brasil aparece uma única vez, na categoria “Cidades”, cuja sugestão da publicação é Manaus.
VEJA TAMBÉM: “7 travessias imperdíveis na América do Sul”
E quem vai para a capital do Amazonas, pela primeira vez, não tem como fugir dos clássicos.
Centro econômico da região Norte, a cidade ainda guarda construções erguidas durante o curto período do Ciclo da Borracha, como o Teatro Amazonas, cuja visita guiada a seu interior é uma experiência obrigatória; o Palacete Provincial, endereço de cinco museus; e o Palácio Rio Negro, construção em estilo eclético, erguida em 1903.
Entre as atrações naturais de Manaus, as mais famosas são o Encontro das Águas, experiência que vale mais pelo fenômeno do que pela beleza cênica do local, e a praia de Ponta Negra, complexo a 13 km do centro, com quadras, bares e restaurantes.
Outra opção é a Praia do Tupé, um banco de areia a 34 km de Manaus, em pleno rio Negro. Com acesso apenas por barco, essa é uma alternativa à lotada Ponta Negra.
Cidades para conhecer em 2024
VEJA TAMBÉM: “Estrada Real é declarada monumento nacional”
KANSAS CITY
(EUA)
Entre as razões para visitar o ‘Coração da América’, segundo a Lonely Planet, estão a construção do primeiro estádio dedicado a uma equipe esportiva feminina, o cenário culinário de alto nível e a inauguração de um novo distrito de entretenimento sobre uma antiga ponte ferroviária.
IZMIR
(Turquia)
Ruínas antigas, bazares e vinícolas são os destaques dessa cidade turca recomendada pela editora Lonely Planet, em 2024.
PRAGA
(República Tcheca)
Após um boom de turistas, nos últimos dias, a pandemia, nas palavras da Lonely Planet, deu à cidade a oportunidade de recomeçar e promover o turismo sem pressa, em atrações mais afastadas do centro.
JAKARTA
(Indonésia)
Para o clássico guia de viagens, esse é o lugar para desfrutar do conforto urbano, antes de explorar os endereços mais remotos desse país asiático.
MANAUS
(Brasil)
Para os editores da Lonely Planet, a maior cidade da região amazônica é uma mistura entre poesia e ecoturismo, cujos destaques são o encontro dos rios Negro e Solimões, e a maior floresta tropical do mundo.
FILADÉLFIA
(EUA)
As dicas na primeira cidade Patrimônio Mundial dos Estados Unidos são os museus e restaurantes desse destino conhecido como a “Cidade do Amor Fraterno”.
MOSTAR
(Bósnia)
Esse é um dos destinos mais populares dos Bálcãs, famoso por seu centro histórico medieval, cheio de minaretes e endereço da Stari Most, a Ponte Velha do Centro Histórico.
MONTREAL
(Canadá)
Para a Lonely Planet, a maior cidade da província de Quebec merece ser visitada durante o ano inteiro, devido à sua variedade de festivais, eventos artísticos e bairros em constante transformação.
PARIS
(França)
Sem dúvida, o principal motivo para visitar a capital francesa, em 2024, são os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão que acontecem na cidade no ano que vem.
NAIROBI
(Quênia)
A porta de entrada para o país é essa cidade dinâmica, cheia de restaurantes, cafés, carrinhos de comida e centros culturais. Entre os destaques está o Nairobi National Park, considerado o safári mais acessível no Quênia.
VEJA TAMBÉM: “Saiba como é um safári na África do Sul”
Seja o primeiro a comentar