A cerca de 166 km de João Pessoa, na região do Cariri, Cabaceiras é endereço de um dos destinos mais cenográficos da Paraíba. Não é à toa que a cidade já foi considerada a ‘Roliúde Nordestina’, assim mesmo em bom nordestinês, em referência à estadunidense Hollywood.
O talento cinematográfico da região já pôde ser visto em mais de 30 produções, entre documentários e longas nacionais, como ‘Cinemas, Aspirinas e Urubus’ e ‘O Auto da Compadecida’, e mais recentemente na série ‘Cangaço Novo’.
Mas o cenário mais surreal do destino é o Lajedo do Pai Mateus, uma misteriosa sequência de rochas com formatos que variam, de acordo com a imaginação de cada visitante, como a mais famosa delas, a Pedra do Capacete.
LEIA TAMBÉM: “Destinos do Nordeste para quem não gosta de praia”
É possível andar entre imensos blocos de granito arredondados com até 45 toneladas que, segundo estudos, têm origem vulcânica e seu nome seria uma referência a um ermitão que morou no local.
O atrativo fica no interior do Hotel Fazenda Lajedo Pai Mateus, aberto também para não hóspedes, a 25 km da cidade por estrada de terra. Para ver a luz do sol pintando aqueles gigantes rochosos, programe-se para ir no final da tarde.
Outra atração imperdível, daqueles que também parecem saídas de filme, é a Saca de Lã, blocos de pedras que parecem empilhados a mão, escondidos entre mandacarus e xiquexiques.
De volta à área urbana de Cabaceiras, o visitante encontra também o Centro Histórico bem preservado e com ruas largas que recortam o colorido casario, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a antiga Cadeia Pública, restaurada em 2003 e cenário para algumas das cenas do longa com Selton Mello e Matheus Nachtergaele.
Já o Memorial Cinematográfico funciona como uma espécie de museu dedicado ao cinema produzido na região, cujo pequeno acervo guarda fotos e objetos usados em gravações na cidade. Fundado em 2007, esse espaço já foi sede de um clube só para brancos e sala de projeção de cinema mudo.
VEJA FOTOS
LEIA TAMBÉM: “4 experiências imperdíveis na Paraíba, além das praias”
Seja o primeiro a comentar