Atrações imperdíveis na Chapada dos Veadeiros (GO)


É tanta coisa para ver que a gente sempre sai com a sensação de que precisa voltar mais uma vez para ver mais um pouco.

Mais conhecida pelas atrações em Alto Paraíso e Cavalcante, a Região Turística da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, abriga também os municípios de Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João d’Aliança.

Cachoeira do Cordovil (foto: Coleci Turismo/Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “5 motivos para visitar a Chapada dos Veadeiros”

A alta temporada vai de dezembro até o Carnaval, porém, os melhores meses costumam ser os períodos de transição das estações (setembro e outubro) e entre maio e junho, quando os rios estão cheios e a vegetação mais verde.

Já a temporada seca é de maio a outubro, com picos de calor, entre setembro e outubro, quando a umidade é baixa e as temperaturas passam dos 30 graus.

As chuvas costumam cair em maior quantidade, entre novembro e abril, e o mês mais frio é junho, cujas manhãs podem começar com 8 °C de temperatura.



Atrações imperdíveis na Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Vila de São Jorge / Alto Paraíso de Goiás

Criado em 1961, esse Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO é conhecido pelas trilhas de diferentes graus de dificuldade e quedas como as cachoeiras dos Saltos e a Carioquinhas.

Entre os destaques estão a Trilha do Carrossel, que passa por corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais, e pode ser combinada com a caminhada até os Saltos do Rio Preto. Já o retorno pode ser feita pela Trilha das Corredeiras, totalizando um circuito de 8,2 km.

Vista da Trilha da Janela (foto: Eduardo Vessoni)

Mirante da Janela
Alto Paraíso de Goiás

Com uma das vistas mais impactantes do Parque Nacional, essa trilha tem como destino final o mirante natural com vista dos saltos I e II do Rio Preto (120 e 80 metros de altura, respectivamente). A caminhada de cerca de oito quilômetros é puxada e passa por território com resquícios do garimpo de cristais.

Vale da Lua
Alto Paraíso de Goiás

Com formações rochosas que lembram a superfície lunar, o atrativo é um dos pontos mais fotogênicos e visitados em toda a Chapada, e conta com piscinas naturais para banho, formadas por rochas esculpidas pela água.

Vale da Lua (foto: Milene Ricardo/Divulgação)

Cachoeira do Cordovil
entre Alto Paraíso e a Vila de São Jorge

Fica na estrada GO-239, dentro do Santuário Volta da Serra, fazenda com opções de café da manhã rural. O atrativo é considerado uma das mais quedas mais lindas no período das águas.

Almécegas I e II
Estrada Parque, entre Alto Paraíso e São Jorge

A Fazenda São Bento abriga essas duas cachoeiras em degraus, usadas para prática de atividades de aventura, como rapel (Almécegas I), e piscinas naturais para banhos (Almécegas II).

Santuário do Raizama
Alto Paraíso de Goiás

Passeio com vista entre os cânions do rio São Miguel e hidromassagem natural na cachoeirinha do Rio Raizama.

Santuário do Raizama (foto: Associação Veadeiros/Divulgação)

Cachoeira dos Cristais
Alto Paraíso de Goiás

A apenas oito quilômetros da cidade, a Cristais é uma experiência familiar de nível mais fácil, em poços e quedas d’água para banhos e estrutura como restaurante, decks de madeira e banheiros.

Cachoeira do Segredo
Alto Paraíso de Goiás

Trilha cenográfica e piscininhas cristalinas são os destaques do atrativo.

O destino é formado por cinco cidades turísticas
foto: Eduardo Vessoni

Parque Estadual Águas do Paraíso
Alto Paraíso de Goiás

Considerada a primeira unidade de conservação do Brasil a ter gestão compartilhada, entre a prefeitura de Alto Paraíso e o Governo de Goiás, essa área com cerca de cinco mil hectares fica na região das Cataratas do Rio dos Couros, em um setor conjugado ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás.

Tirolesa Voo do Gavião
Alto Paraíso de Goiás

Nesse voo contemplativo, o visitante percorre 850 metros de extensão, a 100 de altura e a quase 60 km por hora. Mas o melhor é o que a gente vê lá embaixo: a Chapada dos Veadeiros aos nossos pés.


SAIBA MAIS: “Tirolesa a 55 km/h é destaque da Chapada dos Veadeiros”

Rafting
Cavalcante

Conhecido pela cachoeira Santa Bárbara e pelas visitas à uma comunidade quilombola, esse município é ponta de partida em atividades no Rio das Almas, onde dá para fazer boia cross, em roteiros de até 2h de duração, passando por três corredeiras de classes I e II, e trechos de remanso para contemplação.

Rafting na Chapada dos Veadeiros (foto: Zaltana Ecoturismo/Divulgação)

Cachoeira do Label
São João da Aliança

A 26 km da cidade, essa queda de 187 metros de altura na Reserva Bellatrix é a maior cachoeira de Goiás e uma das maiores do Brasil.

Cred Doug Guia_2
Cachoeira do Label (foto: Divulgação)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*