5 motivos para visitar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Com 240 mil hectares de área protegida, esse Patrimônio Mundial pela UNESCO continua sendo um dos destinos de ecoturismo mais fascinantes (e bem estruturados) do Brasil.

A maioria das últimas novidades fica no parque nacional, mas é tanta coisa para ver, que o Viagem em Pauta listou cinco experiências imperdíveis da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano.

A Chapada dos Veadeiros, a 420 km de Goiânia e a 220 km de Brasília, tem atrativos turísticos em cinco cidades: Alto Paraíso de Goiás, considerada a capital do destino, São João d’Aliança, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante.

VEJA ATRAÇÕES NO LINK

CONFIRA VÍDEO

SAIBA MAIS: “Guia da Chapada dos Veadeiros: novidades, dicas e roteiros”


1. Sempre tem uma novidade
Em São João d’Aliança, a 70 km de Alto Paraíso, a Cachoeira do Label é uma delas.

Essa queda de 187 metros de altura é considerada a maior de Goiás e a sexta mais alta do Brasil, entre as cachoeiras abertas para visita. Recentemente, o destino ganhou também outras opções de caminhadas, como a das Cataratas dos Couros com vista pela frente, do Carrossel e a do Morro da Baleia.

Em 2020, a Chapada dos Veadeiros ganhou também o Parque Estadual Águas do Paraíso, considerado a primeira unidade de conservação do Brasil a ter gestão compartilhada, entre a prefeitura de Alto Paraíso e o Governo de Goiás.

O novo atrativo com cerca de cinco mil hectares fica na região das Cataratas do Rio dos Couros, em uma área conjugada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás.

SAIBA MAIS: “Catarata dos Couros: a versão potente da Chapada dos Veadeiros”


2. São cinco destinos em um só
Pouca gente sabe, mas a Região Turística da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, é formada por cinco municípios: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João d’Aliança).

Devido à fama, as duas primeiras costumam ser mais cheias e seus preços mais elevados. Para economizar na hospedagem e nos serviços turísticos em geral, vale investir em cidades alternativas.

Pôr do sol, visto do Morro da Baleia (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “Dicas para economizar na Chapada dos Veadeiros, em Goiás”

3. As trilhas são lindas
De caminhadas curtas a longas travessias, a Chapada tem opção de trilha para todos os perfis de visitantes.

Entre as preferidas do Viagem em Pauta, destaques para as trilhas ‘da Janela’ e ‘do Abismo’ e a do Morro da Baleia para ver o pôr do sol e com vista para o Jardim de Maytrea.


4. Dá para voar como um gavião
Na tirolesa Voo do Gavião são 850 metros de extensão, a 100 metros de altura e a quase 60 quilômetros por hora. Mas o melhor é o que a gente vê lá embaixo: a Chapada dos Veadeiros.

Entre os morros da Serra Almécegas e do Mirante da Fazenda São Bento, em Alto Paraíso, dois cabos de aço paralelos permitem um sobrevoo de quase um minuto e meio, sobre florestas do cerrado e com vista para atrativos naturais da região, como o Morro da Baleia e a Serra da Boa Vista.

SAIBA MAIS: “Tirolesa a 55 km/h é destaque da Chapada dos Veadeiros, em Goiás”


5. Tem hotel com cachoeira na varanda
O Cerrado é conhecido por sua infinidade de cachoeiras. São tantas e tão lindas que na Chapada dos Veadeiros tem até um hotel com uma bem na porta de casa.

A 52 km de Alto Paraíso, o município Teresina de Goiás abriga o único hotel da chapada que tem quartos com vista exclusiva para cachoeiras.

SAIBA MAIS: “Conheça o único hotel da Chapada dos Veadeiros com vista para cachoeiras”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*