Todo ano é a mesma história. E a gente nunca se cansa de se surpreender.
O blog de fotografia e viagens Capture the Atlas acaba de divulgar a seleção de fotos da 7ª edição da coleção Milky Way Photographer of the Year, uma espécie de concurso em que o curador Dan Zafra escolhe os melhores registros da Via Láctea.
O resultado é divulgado sempre no final de maio, por conta do pico da temporada da Via Láctea, no hemisfério norte, como no registro abaixo, em que Julien Looten capturou um “arco invernal”, sobre um castelo medieval na França.
LEIA TAMBÉM: “Dia Internacional da Luz: veja fotos incríveis”
Via Láctea
Os critérios de seleção do Milky Way Photographer of the Year são a qualidade da imagem e a história por trás dos cliques, feitos não só por alguns dos fotógrafos mais renomados do mundo, mas também por novos talentos e lugares onde o fenômeno não tenha sido fotografado antes.
“[O concurso] aproxima também o nosso universo do público em geral para que ele aprenda e descubra mais sobre a galáxia em que estamos”, completa esse astrofotógrafo espanhol que, para esta edição, recebeu mais de cinco mil imagens para avaliação.
Em nota enviada ao Viagem em Pauta, Zafra conta que a lista de 2024 inclui fotos feitas por fotógrafos de 19 nacionalidades, em 15 países diferentes, entre eles, Chile, Argentina, Eslovênia, Bulgária, Egito, Iêmen, Jordânia e Omã.
O curador Dan Zafra é também criador do Capture the Atlas, site com dicas para quem quer aprender a fazer fotos noturnas, sobretudo da Via Láctea.
Melhor época para ver a Via Láctea
No hemisfério norte, a temporada para ver o fenômeno vai de fevereiro a outubro. Já por aqui, no sul do planeta, a melhor época é entre janeiro e novembro, com pico em maio e junho, coincidindo com o máximo número de horas de visibilidade em ambos hemisférios.
Ainda de acordo com Zafra, a melhor época para observar esse rastro no céu é durante a semana da Lua Nova, sobretudo entre meia-noite e 5 da manhã, evitando noites nubladas ou com muita luz lunar.
O criador do concurso lembra também que um dos requisitos para avistar a Via Láctea são os céus escuros, longe da poluição luminosa dos grandes centros urbanos.
No site Capture the Atlas, o astrofotógrafo Dan Zafra dá mais dicas de viagens e técnicas fotográficas.
VEJA FOTOS DA VIA LÁCTEA
LEIA TAMBÉM: “Paraquedistas fazem voo inédito em ponte de Londres”
Seja o primeiro a comentar