Como vai ser a Festa da Cerejeira, em Campos do Jordão (SP)

Desde o último sábado, 20 de julho, Campos do Jordão abriga a 53ª Festa da Cerejeira, evento que celebra o desabrochar das flores e a cultura japonesa, no interior de São Paulo.

Desde 1936, quando chegaram na região as primeiras cerejeiras vindas do Japão, esse destino da Serra da Mantiqueira se pinta de rosa. Em 2024, a expectativa dos organizadores é receber 30 mil pessoas, ao longo dos quatro finais de semana do evento.

Essa festa de caráter beneficente é realizada pela Sakura-Home e tem renda revertida para a manutenção dessa casa de repouso na Vila Albertina, em Campos do Jordão.

“É emocionante ver como as cerejeiras se tornaram um símbolo da cidade”, diz Alexandre Seiti Iwamoto, gerente do Sakura, em nota enviada ao Viagem em Pauta.

Parque da Cerejeira/Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Destinos imperdíveis na Serra da Mantiqueira”

Festa da Cerejeira

Originalmente chamado hanami, esse costume tradicional japonês celebra o anúncio da chegada da primavera, a partir da contemplação da beleza das flores, como a cerejeira (sakura), árvore símbolo do Japão.

O evento acontece no Parque da Cerejeira que, entre julho e setembro, tem seu Jardim Oriental tomado por centenas de cerejeiras, em meio a pontes e decoração típica do Japão.

O parque tem também uma réplica da estátua de Buda de Kamakura, cascata com lago de carpas, trilha com mirante, área para piquenique e um parquinho infantil.

Artes

Nesta edição da festa, artistas de várias cidades do estado de São Paulo se apresentam com manifestações como a tradicional dança odôri, música com tambores japoneses, conhecida como taikô, além de artes marciais, karaokê e street dance.

Outras nacionalidades também estarão no evento, como os grupos Rambynas com seu folclore da Lituânia (21/7)e o de Danças Folclóricas da Ucrânia (3 de agosto), e o Coral e Danças Folclóricas da Rússia (10 de agosto).

Comida

A Festa da Cerejeira conta com praça de alimentação com pratos da culinária japonesa, como sushi e yakisoba, além de outros menos conhecidos, como o udon (um tipo de macarrão grosso feito de farinha) e o okonomiyaki (uma panqueca frita com vários ingredientes).

Essa edição terá também opções de pratos tradicionais de Campos do Jordão, como truta grelhada, pinhão assado e chocolates caseiros.

Parque da Cerejeira/Divulgação

SAIBA MAIS

Festa da Cerejeira de Campos do Jordão
Parque da Cerejeira (avenida Cap. Tassaburo Yamaguchi, 2173)

Dias 20 e 21 de julho, 27 e 28 de julho, 3 e 4 de agosto, e 10 e 11 de agosto, das 9h às 16h

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Podem ser adquiridos no local do evento ou também pela plataforma Sympla.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*