De estação de trem a espaço para concertos, no centro paulistano, a antiga sede da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo e pode ser visitada, gratuitamente.
Considerada uma das melhores salas de concertos do mundo, a casa da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) fica em um prédio, construído entre 1926 e 1938, e oferece visitas guiadas de cerca de uma hora.
O serviço acontece diariamente (* veja horários mais abaixo) e os ingressos devem ser retirados pela internet neste link ou por e-mail (visita@osesp.art.br) para agendamento de visitas técnicas para grupos.
VEJA TAMBÉM: “Cecília Meireles, a anti-turista que fez poesia com suas viagens”
Como são as visitas guiadas na Sala São Paulo
A visita começa com detalhes dessa construção inspirada no estilo arquitetônico francês, que reflete a força da produção cafeeira de São Paulo, no início do século XX. Todos os contornos do imóvel foram pensados para representar o “ouro verde” do Brasil, desde o desenho dos frutos de café no piso até os brotos e folhagens esculpidos nas colunas, vitrais e grades das portas do saguão.
A segunda parte do passeio é no interior da construção, onde fica a Sala São Paulo. Ali, são revelados os detalhes e os segredos da casa, como a flexibilidade acústica, viabilizada pelo teto móvel que atende a diferentes tipos de espetáculo.
Uma das curiosidades é a qualidade acústica do local, como a geometria retangular da sala, em forma de “caixa de sapato, a disposição dos balcões, o posicionamento do palco e a inexistência de carpetes e cortinas, entre outras.
SAIBA MAIS
Visita Educativa à Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 — Campos Elíseos
QUANDO: De segunda a sexta, às 9h, às 13h e às 16h30; sábado, às 13h30; domingo (em dias de Concertos Matinais) e feriados, às 13h
QUANTO: Ingressos gratuitos
COMO CHEGAR: A Sala São Paulo está conectada à Estação Luz pelo Boulevard João Carlos Martins, ao final da Plataforma 1 da CPTM. O trajeto, de 200 metros, é coberto e conta com recursos de acessibilidade.
Já o estacionamento fica na Rua Mauá, 51 (R$ 20 por até 3h; sábado e domingo de manhã – preço único) e R$ 35 (por até 6h; sábado e domingo à tarde – preço único).
Mais informações: salasaopaulo.art.br
Seja o primeiro a comentar