Em outros tempos, essa pauta seria completamente fora de hora. Mas, em pleno inverno no Hemisfério Sul, estamos falando de praias no Brasil.
Com temperaturas superiores aos 30 °C, em São Paulo, o Viagem em Pauta dá uma mãozinha com essa lista de algumas das praias mais bonitas do Brasil, daquelas que a gente nunca sabe se é mar com cara de piscina ou piscina com talento para ser mar.
Certamente, a lista abaixo de faixas de areia é insuficiente para abranger os mais de sete mil quilômetros de costa brasileira e sempre tem espaço para incluir mais uma praia com cara de piscina.
Mas nunca é demais uma listinha com mais dicas, não?
Praias no Brasil que parecem piscinas
ILHA DO CAMPECHE
(Florianópolis – Santa Catarina)
No sudeste da Ilha de Santa Catarina fica uma Florianópolis de acesso controlado que, de longe, lembra a muvuca de outras faixas de areia da capital catarinense.
Sítio arqueológico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Santuário Ecológico, a ilha tem menos de dois quilômetros de extensão e uma única praia, cuja localização estratégica voltada para o continente garante mar calmo, areias brancas e tons que vão do verde ao turquesa.
PRAIA DO FAROL
(Arraial do Cabo – Rio de Janeiro)
A 160 quilômetros da capital fluminense, já foi considerada uma das mais perfeitas do Brasil, por conta da paisagem com dunas, cor da areia e transparência dessas águas ricas em nutrientes.
Segundo o INPE, o título se deve à paisagem com dunas, cor da areia e transparência dessas águas ricas em nutrientes. Sem falar na temperatura média de 20 ºC, favorável também à proliferação da vida marinha.
SAIBA MAIS: “Onde fica a praia mais perfeita do Brasil”
SACO DO EUSTÁQUIO
(Ilhabela – SP)
Com acesso exclusivo pelo mar, em passeios de barco até a Praia de Castelhanos, essa praia paulista costuma ter águas calmas, em uma prainha em forma de saco, equipada com banheiro, quiosque e mirante.
PRAIA DO ESPELHO
(Porto Seguro – Bahia)
A 30 minutos do distrito de Trancoco, é considerada uma das mais bonitas do Brasil.
Essa faixa de areia pode ser explorada numa trilha de 20 quilômetros de extensão, passando por baías de águas quentinhas, barreiras de corais na beira da praia e uma sensação de exclusividade que poucos conseguem sentir.
LEIA TAMBÉM: “De bike pelas praias isoladas do litoral sul da Bahia”
CUMURUXATIBA
(Prado – Bahia)
Considerado um dos lugares mais exclusivos do sul da Bahia, Cumuru é a versão familiar do extremo sul baiano, com praias de águas calmas e rasas.
SAIBA MAIS: “Barra do Cahy: a primeira praia do Brasil”
AREIA VERMELHA
(Cabedelo – Paraíba)
Essa não é exatamente uma praia, mas essa ilha também tem talento para ser piscina.
O atrativo fica a 1,5 quilômetro da praia de Camboinha e surge durante a maré baixa, quando é possível caminhar pelo solo arenoso de tons avermelhados em direção às piscinas naturais.
MURO ALTO
(Ipojuca – Pernambuco)
Essa praia protegida por três quilômetros de recifes tem águas calmas e estrutura de atividades como caiaque e Stand Up Paddle.
Fica em Porto de Galinhas, no litoral sul pernambucano.
Seja o primeiro a comentar