A rede Hilton, marca com quase 8 mil propriedades, em 126 países, divulgou recentemente o Relatório de Tendências de 2025 da Hilton: The Vacation Maximized, que revela as tendências de viagens.
Entre as descobertas da nova pesquisa, com dados internos e insights de executivos e especialistas, o relatório mostra que uma das tendências (algo em torno de 70% dos entrevistados globais) é que quem viaja com crianças escolhe destinos de férias com base nas necessidades e interesses das próprias crianças.
Os entrevistados afirmaram também que costumam viajar sozinhos (50%) e 64% deles consideram um bom livro seu parceiro de viagem favorito.
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O relatório envolveu uma pesquisa global com 13 mil viajantes em 13 países, incluindo o Brasil, feedback de 4.100 membros da equipe da Hilton e entrevistas detalhadas com dezenas de especialistas em viagem.
E uma das curiosidades é a tendência crescente do “divórcio do sono”.
De acordo com a empresa, 37% dos viajantes estão adotando a prática, que consiste em dormir em uma cama separada de seu parceiro, durante uma viagem. Já a maioria dos pais acha que é melhor dormir longe de seus filhos.
Tendências de viagem
Viagens ativas e em busca de aventuras, retiros de sono restaurador e viagens preguiçosas
– viagens ativas: quase 7 em 10 viajantes globais gostam de se manter ativos quando viajam, e 1 em 5 pretendem ter aventuras ao ar livre, em 2025. Já os viajantes a lazer brasileiros listam experiências únicas entre os três principais motivos para viajar.
– retiros de sono e viagens preguiçosas: 1 em cada 5 viajantes globais adora um ritmo preguiçoso ou hurkle-durkling, termo escocês sinônimo de “ficar na cama o dia inteiro”, quando estão de férias, e mais de 1/4 dos viajantes reservarão um spa ou tratamento de bem-estar para melhorar a qualidade do sono.
Aumento das viagens no tempo e slow travel
– viagens no tempo: 58% dos viajantes globais que viajam com seus filhos revisitam destinos de sua própria infância, embarcando na nostalgia, e 52% dos viajantes brasileiros visitam o mesmo destino, ano após ano.
– slow travel: 1 em cada 4 viajantes a lazer pretende explorar o mundo e culturas diferentes em 2025, como parte da tendência da chamada slow travel, o ato de viajar e ficar imerso em um destino por um período prolongado como se fosse uma pessoa do local para vivenciar plenamente a cultura.
Viagens high-tech e detox digital
– high-tech: 63% dos viajantes valorizam a opção de chave digital para seu quarto, por exemplo, para não precisarem passar pela recepção.
– detox digital: 24% dos viajantes globais afirmam que estão se desligando mais das redes sociais durante as férias do que antes.
Pets e amigos do trabalho são o destaque
– pet friendly: 25% dos viajantes que viajam sozinhos, conhecidos em inglês como MeMooners, geralmente, viajam a lazer com seus pets – com mais frequência do que a média dos viajantes a lazer (19%). Entre os mercados pesquisados, os viajantes a lazer brasileiros estão entre os mais propensos a planejar viagens com um pet em 2025.
– amigos do trabalho: Hoje, quase 30% dos viajantes globais a lazer viajam, frequentemente, com amigos que também são colegas de trabalho (frolleagues, em inglês) em suas aventuras de lazer.
Aumentam as viagens da geração Alfa e dos viajantes solo
– efeito geração Alfa: 70% dos entrevistados em todo o mundo escolhem destinos de férias baseados na preferência dos filhos. 2 em cada 3 brasileiros, geralmente, buscam experiências locais e autênticas para desfrutar com seus filhos.
– aumento dos viajantes solo: 64% das pessoas que viajam sozinhas consideram que um livro é seu melhor parceiro de viagem.
Amantes da culinária e das bebidas
– viajam para experimentar comidas: Quase 1 em 5 viajantes a lazer pretende conhecer restaurantes novos ou ter outras experiências culinárias nas suas viagens, e 50% de todos os viajantes globais fazem as reservas de restaurantes antes de marcar seus voos.
– evolução da curiosidade sóbria: Só em 2023, 1 em cada 4 viajantes globais reduziu ou suspendeu totalmente seu consumo de bebidas alcoólicas. Isso reflete a tendência cada vez maior para o Tempo Drinking (Consumo Limitado de Bebidas) ou a prática consciente de moderar o ritmo e o volume do consumo de bebidas alcoólicas.
Da descoberta interior à alegria externalizada
– viagens leves: Mais de 1 em 5 viajantes a lazer pretendem fazer viagens curtas para autodescoberta ou saúde mental quando viajarem a lazer, o que reflete a tendência de soft travel (viagens leves) ou viagens que estimulam a simplicidade e a espontaneidade.
– aumento dos esportes: De 2019 a 2024, as receitas de vendas atreladas aos esportes triplicaram em volume, na rede Hilton, sendo que 80% foram impulsionadas por esportes juvenis ou amadores.
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