Se o mundo lá fora anda cada vez mais caro para o viajante brasileiro, o país acaba de bater mais um recorde: o número de turistas estrangeiros.
Entre janeiro e fevereiro de 2025, o Brasil recebeu 2.810.553 turistas internacionais. De acordo com a Embratur, essa é a melhor marca da série histórica para o bimestre, um aumento de 57%, no comparativo com o mesmo período de 2024.
Os dados foram divulgados na última segunda-feira, 10 de março, pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.

Turistas estrangeiros
Só em fevereiro, foram 1.326.884 de entradas nos destinos nacionais, estabelecendo um crescimento de 59,2%, considerado o segundo recorde consecutivo do ano, que em janeiro já havia registrado 1,48 milhão de viajantes internacionais.
“O Brasil entrou na moda, viralizou. Hoje, o mundo quer conhecer o Brasil de Fernanda Torres, do funk, da Amazônia, o Brasil que é referência global pela alegria, pela cultura, mas também pelos valores de nosso povo, de exaltação de nossa diversidade e defesa da democracia”, analisa Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em nota enviada ao Viagem em Pauta.
A principal porta de entrada dos turistas estrangeiros, ainda segundo a Embratur, continua sendo o Rio Grande do Sul, com 347.186 chegadas. Em seguida aparece São Paulo (309.977), que concentra um dos principais aeroportos internacionais do país, e o Rio de Janeiro (262.108).
Já no Nordeste, a Bahia mantém a liderança, com 24.254 viajantes estrangeiros entrando pela capital Salvador.
A demanda da Argentina seguiu em alta também no mês de fevereiro. Mais uma vez, a fronteira entre os dois países ficou movimentada e o Brasil recebeu 662.694 argentinos. O valor representa mais que o dobro da entrada de turistas vindos do país vizinho no mesmo mês do ano anterior (306.756).
Mas não são apenas os vizinhos que estão interessados em conhecer o Brasil.

LEIA TAMBÉM: “São Paulo é o destino nacional mais buscado para 2025”
Entre janeiro e fevereiro, a média de europeus desembarcando no país cresceu 56%. Nações como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália enviaram 142 mil turistas no segundo mês do ano, contra os pouco mais 91 mil que estiveram aqui no último mês de janeiro.
“É fundamental observarmos esse crescimento, especialmente entre turistas europeus. Isso mostra que estamos conseguindo furar a bolha e posicionar o Brasil como um destino turístico viável, seguro e atraente para um mercado altamente exigente”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
* com informações da Embratur e do Ministério do Turismo
Seja o primeiro a comentar