Com seus 30 dias e dois feriados coladinhos, abril passou apressado, aqui no Viagem em Pauta. Vão-se os meses, mas ficam os contas.
Teve desastre (histórico) no Caribe, estreias no streaming, aniversário de morte da viajante e 1ª feminista do Brasil e até passeio de trem.
A gente gosta mesmo é de estrada (e de aeroporto, porto e ferrovia), mas o que mais dá orgulho aqui no site é saber que nossos leitores também acreditam que, nem sempre, é possível viajar, literalmente. Por isso, as histórias das viagens dos outros também ajudam a contar as nossas próprias histórias.
Confira as 10 matérias mais lidas, aqui no site, no último mês de abril.

LEIA TAMBÉM: “Rota dos Capitéis é nova atração na Serra Gaúcha”
10. Vulcão no Caribe causou um dos piores desastres do século XX
Martinica é linda, mas quase não sobrou ninguém para contar a história dessa ilha no arquipélago das Antilhas, entre o oceano Atlântico e o Mar do Caribe.
Em 1902, o vulcão ativo Monte Pelée entrou em erupção, matando quase 30 mil pessoas, em questão de minutos. Segundo relatos, as nuvens provenientes das erupção se moveram a uma velocidade de quase 700 km/h e a temperatura interna era de mais de 1.000 °C.
E para entender um pouco mais a história de um dos piores desastres vulcânicos do século passado, o Viagem em Pauta foi conhecer o Mémorial 1902.
SAIBA MAIS: “Vulcão no Caribe causou um dos piores desastres do século XX”
9. ‘Congonhas – Tragédia Anunciada’ ganha data de estreia na Netflix
A série documental aborda o trágico acidente aéreo de 17 de julho de 2007, considerado o pior da história da aviação no Brasil.
Naquela noite, um avião proveniente de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ultrapassou a pista ao pousar no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, atravessou a avenida e colidiu com um prédio da companhia aérea TAM.
O desastre tirou a vida de 199 pessoas e gerou discussões importantes sobre a segurança aérea no país.

LEIA MAIS: “‘Congonhas – Tragédia Anunciada’ ganha data de estreia na Netflix”
8. Mirante tem vista única da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo
A 30 minutos de Monteiro Lobato e de São Francisco Xavier, no interior de São Paulo, fica o Mirante da Pedra de São Francisco, um dos atrativos naturais dessa região montanhosa conhecida também por destinos como a aventureira São Bento do Sapucaí e a gourmetizada Campos do Jordão.
O local abriga imensas pedras que servem de mirantes naturais, cujo acesso é feito por escadas de madeira de onde se tem vista de São José dos Campos e de parte dessa região montanhosa entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

SAIBA MAIS: “Mirante tem vista única da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo”
7. Há 140 anos, morria a viajante e 1ª feminista do Brasil: Nísia Floresta
Mais do que uma viajante a frente de seu tempo, essa potiguar de Papari, na atual Região Metropolitana de Natal (RN), é considerada a primeira feminista do Brasil, autora das primeiras reflexões sobre o tema e fundadora de um polêmico colégio só para meninas, no Rio de Janeiro, em 1838.
Naquele século XIX, a tendência era viajar por países “exóticos” como o Brasil, mas Nísia fez o caminho inverso e foi para a Europa, pela primeira vez, em 1849, quando visitou Portugal, Itália, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Grécia.
A viajante que deu nome à atual cidade de Nísia Floresta, a cerca de 50 quilômetros de Natal, esteve na Europa em três temporadas (de 1849 a 1852, de 1856 a 1872 e de 1875 a 1885).
Assim como sugere sua biógrafa, Constância Lima Duarte, é possível que seus relatos sejam um dos poucos textos nacionais escritos “por uma viajante brasileira num momento em que residia fora do país e escrito em língua estrangeira”.

LEIA MAIS: “Há 140 anos, morria a viajante e 1ª feminista do Brasil: Nísia Floresta”
6. Viaduto do Chá: conheça a história da 1ª ponte urbana de São Paulo
Idealizada pelo arquiteto francês Jules Martin, a obra é considerada a primeira ponte urbana da capital e um dos grandes marcos da arquitetura paulista.
Na época, aquela era a principal ligação entre a colina do Triângulo Histórico e o então Centro Novo de São Paulo, como era chamada a região de expansão e modernização da cidade, a partir do século 19.
SAIBA MAIS: “Viaduto do Chá: conheça a história da 1ª ponte urbana de São Paulo”
5. Virada Cultural 2025: Prefeitura de São Paulo anuncia datas
No final do mês passado, a Prefeitura da cidade de São Paulo anunciou as datas para a Virada Cultural 2025.
Neste ano, a 20ª edição está confirmada para acontecer nos dias 24 e 25 de maio. Porém, em nota à imprensa, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa informou que mais informações serão anunciadas em breve, inclusive a programação de shows.
4. Como é o passeio turístico de trem, entre Curitiba e Morretes (PR)
Considerado um dos 10 roteiros ferroviários mais espetaculares do mundo, o passeio turístico de trem entre Curitiba e Morretes, no Paraná, é uma das poucas opções do gênero no Brasil.
A experiência sobre trilhos acontece ao longo de 110 km da estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, um marco da engenharia nacional com 13 túneis escavados em rochas e mais de 40 pontes.
O percurso de 4h15, aproximadamente, é feito em vagões de diferentes classes, como os equipados com varanda panorâmica, decoração inspirada nos anos 30 e até para quem vai com pets.

3. Gravada em Buenos Aires, série com Ricardo Darín ganha trailer oficial
Antes mesmo de estrear, no dia 30 de abril, a série argentina “O Eternauta” já era sucesso aqui no Viagem em Pauta, desde que foi publicada no dia 31 de março.
A produção de seis episódios conta a história de uma nevasca mortal que se aproxima e ameaça engolir tudo em seu caminho, em Buenos Aires, forçando Juan Salvo (Ricardo Darín) e um grupo de sobreviventes a enfrentarem ameaças desconhecidas.
‘O Eternauta’ é a primeira adaptação audiovisual dos quadrinhos de Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López, e tem direção de Bruno Stagnaro.

LEIA MAIS: “Gravada em Buenos Aires, série com Ricardo Darín ganha trailer oficial”
2. Conheça a cidade paraibana onde foi gravada a série ‘Maria e o Cangaço’
Outra série que conquistou os leitores do Viagem em Pauta foi essa produção brasileira com Ísis Valverde e Júlio Andrade nos papéis dos cangaceiros mais famosos, Maria Bonita e Lampião.
A produção foi gravada numa cidade do interior da Paraíba, conhecida como a Roliúde Nordestina.
Cerca de 80% da série foi filmada em Cabaceiras, cidade da região do Cariri paraibano, no mesmo local onde foi gravado sucessos como ‘O Auto da Compadecida’, produção de 2000 com Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernanda Montenegro, e grande elenco.

LEIA MAIS: “Conheça a cidade paraibana onde foi gravada a série ‘Maria e o Cangaço’”
1. Latam inaugura uma das rotas aéreas mais longas do Brasil
No final de março, a Latam inaugurou uma das viagens mais longas da malha aérea brasileira, um voo direto entre Rio Branco, capital do Acre, e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
A viagem de quase quatro horas de duração começa na capital acreana às 10h00 (hora local de Rio Branco) e do aeroporto de Guarulhos às 7h05 (hora local de São Paulo).
A nova rota é operada inicialmente com três voos semanais (às segundas, quintas e sextas), em aeronaves Airbus A319 ou A320, com capacidade para até 174 passageiros, e deve chegar a cinco voos por semana, a partir de junho (às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos).
SAIBA MAIS: “Latam inaugura uma das rotas aéreas mais longas do Brasil”
Seja o primeiro a comentar