Parque no Paraná terá teleférico vertical com acesso à furna

Desativado desde 2000, o teleférico vertical do Parque Vila Velha voltará a funcionar em breve, nesse complexo turístico de Ponta Grossa, a cerca de 1h de Curitiba, capital do Paraná.

No último dia 10 de julho, em evento solene, o parque anunciou as obras de revitalização do seu Elevador na Furna dos Andorinhões, como a atração é conhecida, um investimento de cerca de R$ 13,2 milhões, custeado pela concessionária que faz a gestão, a Soul Vila Velha, e previsão de entrega entre 12 e 14 meses.

“Não é apenas uma obra de engenharia, é um resgate de identidade, um impulso para o turismo sustentável e uma homenagem ao desejo de milhares de paranaenses que cresceram com a lembrança desse símbolo”, destacou Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha.

foto: Gabriel Fiori/SEDEST

Teleférico vertical

O Elevador na Furna dos Andorinhões funcionou entre 1979 e 1981, e permitia aos visitantes descerem cerca de 54 metros até um deck no interior da Furna dos Andorinhões, um dos atrativos naturais desse parque conhecido por seus imensos guardiões de arenito de até 30 metros de altura.

O projeto, autorizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) após análise técnica e ambiental, tem foco na acessibilidade, sustentabilidade e aumento do fluxo turístico no primeiro parque do gênero no estado, criado há pouco mais de 70 anos e tombado como patrimônio histórico estadual.

Em nota enviada ao Viagem em Pauta, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, descreveu a experiência como uma “descida até as entranhas da terra, num deck que vai permitir, olhando para cima, a visão do acidente geográfico e geológico de Vila Velha.

VEJA VÍDEO

Sem acesso interior (por enquanto), as duas furnas mais profundas do Paraná, a dos Andorinhões e a dos Lambaris, são uns dos principais atrativos do parque e podem ser vistas a partir de mirantes.

Essas cavernas de entrada vertical, cobertas com vegetação densa, podem chegar a 200 metros de diâmetro e abrigam espécies endêmicas como o lambari da furna.

Já os paredões da Furna dos Andorinhões é abrigo de milhares de andorinhões de coleira falha (Streptoprocne biscutata), que fazem suas revoadas no amanhecer e no pôr do sol.

foto: Gabriel Fiori/SEDEST

SAIBA MAIS: “Único no mundo, parque é bate e volta imperdível a 1h de Curitiba”

Outro destaque são os Arenitos Unimed, trilha fácil sobre passarelas de madeira que levam o visitante ao encontro das formações mais famosas de Vila Velha, como a Taça, a Garrafa, a Bota e o Camelo.

Esculpidos pelas ações das águas, do calor e de atividades orgânicas, ao longo de milhares de anos, os arenitos podem ser vistos em caminhadas de 1,1 km (meia trilha) e 2,7 km (trilha completa).

SAIBA MAIS
Parque Estadual Vila Velha
Rodovia BR-376, Km 515 s/n – Ponta Grossa/Paraná

De quarta a segunda, das 9h às 15h, com permanência até 17h

parquevilavelha.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*